São Paulo é palco do lançamento do livro “As Crônicas do Cascavel”

Capa As Crônicas de CascavelTráfico de drogas, sequestros, assaltos e arrastões. Esses crimes são recorrentes no cotidiano do brasileiro, principalmente nas grandes capitais. Em “As Crônicas do Cascavel”, escrito pelo jornalista paulistano Guilherme Solari, o personagem Valter Torres, dono de uma videolocadora, se transforma em vigilante após ter a loja assaltada seguidamente. É nesse episódio que a querida tartaruga de estimação dele, Charles Bronson, morre esmagada. A partir desse dia, a vida de Torres se transforma. Decidido a lutar contra o crime na capital paulista, agora com o codinome de Cascavel, ele sai pelas ruas com um único objetivo: limpar a cidade dos vilões.

Fã de clássicos filmes de ação e ficção dos anos 80, Cascavel faz uso de falas clássicas pronunciadas por personagens interpretados por atores como Van Damme, Steven Seagal, Chuck Norris e Bruce Willis.

A partir daí, o personagem se envolve em uma série de tramas. Em um dos episódios, ele vai atrás do cativeiro de Marina Sabrim, uma garota de 16 anos, que havia sido sequestrada. Já em outra passagem, ele encara um tiroteio dentro de um shopping lotado na véspera do Dia das Mães, mas mesmo assim, sai de lá com um presente para a mãe, dona Ritinha.

Com linguagem bem-humorada, o autor humaniza o personagem ao revelar, por um lado, um herói disposto a lutar contra a violência, e por outro, alguém que ainda é mimado pela mãe.

A obra, com 25 crônicas que se entrelaçam, retrata diversas aventuras de Cascavel contra a criminalidade em São Paulo. A ideia para a criação do personagem, inclusive, veio de uma notícia de jornal que o autor leu sobre o dono de uma videolocadora que havia sido assaltado seguidas vezes na capital.

Solari usa seu olhar jornalístico para denunciar desde grandes problemas sociais como o tráfico de drogas na Cracolândia até questões cotidianas, como o trânsito pesado na capital paulistana. As histórias, que agradam muito quem gosta de narrativas de ação e ficção, mostram a transformação de Valter no herói que São Paulo merece.

Sobre Guilherme Solari: Jornalista e escritor, fã de videolocadoras desde a infância, conhece muito bem os filmes de ação da década de 80. Também é autor do livro “Quando os Pesadelos Acordarem”, que conta como um terremoto abriu rachaduras em São Paulo e destruiu a eletricidade da cidade. Desde 2005, alimenta o blog literário Taverna Fim do Mundo, em que escreve resenhas, crônicas e artigos.

Leia os primeiros capítulos e veja o trailer em: www.ascronicasdocascavel.com.

Ficha Técnica:

Título: Crônicas de Cascavel

Autor: Guilherme Solari

ISBN: 978-85-8473-311-8

Páginas: 332

Formato: 16×23 cm

Preço: R$ 53,00

Serviço:

Lançamento do livro: “As Crônicas do Cascavel” e Sessão de autógrafos

16 de maio às 18h

Bar Exquisito

Rua Bela Cintra, 532, São Paulo/SP

da Redação A Toupeira

Filed in: Livros, Saia da Toca Tags: , , , ,

You might like:

Lojas Americanas recebe a escritora Thalita Rebouças na Bienal do Livro Lojas Americanas recebe a escritora Thalita Rebouças na Bienal do Livro
“Eu te amo, mas estou bêbado” reúne crônicas sobre o amor “Eu te amo, mas estou bêbado” reúne crônicas sobre o amor
Youtuber Jout Jout lança o livro “Tá todo mundo mal” em São Paulo Youtuber Jout Jout lança o livro “Tá todo mundo mal” em São Paulo
Diretor teatral Jeff Gennaro ‘incorpora’ avó e lança primeiro livro de crônicas Diretor teatral Jeff Gennaro ‘incorpora’ avó e lança primeiro livro de crônicas
© 0534 AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.