Stephen King é tema de Mostra no Centro Cultural Banco do Brasil

O Iluminado (1980) – Crédito: Divulgação/Warner

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro realiza a mostra “Stephen King: O Medo é seu Melhor Companheiro”, de 24 de julho a 19 de agosto. Serão exibidas 41 produções, entre filmes, telefilmes e minisséries, baseadas nas obras do autor, além de cinco filmes que foram referência para seu trabalho.

Com ingressos a preços acessíveis e algumas sessões gratuitas, a programação conta, ainda, com debates e masterclass com profissionais convidados, além de sessões com acessibilidade (libras e áudio-descrição).

Depois do CCBB Rio de Janeiro, a mostra será apresentada no CCBB São Paulo, de 04 a 30 de setembro, e no CCBB Brasília, de 08 de outubro a 03 de novembro. O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com curadoria é de Breno Lira Gomes e Rita Ribeiro.

Com a mostra, o público brasileiro, especialmente os fãs do autor, terá a oportunidade de debater sua obra, discutir sobre o seu processo criativo e analisar as adaptações dos seus livros para o cinema e para a televisão. Além disso, as exibições também pretendem estimular a leitura, já que a grande maioria dos filmes que compõem a seleção são baseados nos livros de Stephen King.

IT – Uma Obra-Prima do Medo (1990) – Crédito: Divulgação/Warner

“Em suas obras e em seus escritos acadêmicos, King reafirma a influência da literatura e do cinema. Portanto, promover uma mostra que apresente exemplares de sua filmografia e adaptações para a TV é promover um passeio pelos terrores que assustam o homem do século XXI”, afirma Rita Ribeiro, curadora da mostra. “A mostra é também uma oportunidade para se discutir o poder das adaptações literárias para o cinema e a televisão. De como podem ser um sucesso garantido ou um fracasso devastador. Nem sempre os filmes adaptados garantem o seu sucesso tendo como parâmetro a vendagem dos livros”, completa.

No Rio de Janeiro, após a exibição de “Carrie, a Estanha”, no dia 24 de julho, será realizado o debate “Stephen King e o Cinema”, com os curadores e o crítico Mario Abbade. Já o debate “A Literatura de Terror no Cinema” será no dia 14 de agosto, após a sessão de “Louca Obsessão”, com o escritor Raphael Montes e a tradutora Regiane Winarski, além dos curadores. Para participar dos debates gratuitos, é necessário retirar o ingresso com uma hora de antecedência.

A masterclass, ministrada por Rita Ribeiro, será realizada nos dias 07 e 08 de agosto, das 14h às 16h. Sob o tema “O Horror que nos rodeia: da Literatura para o Cinema”, o curso pretende percorrer a trajetória do horror, investigando as influências de Stephen King e suas contribuições para o gênero e as adaptações de suas obras para o cinema e a TV. As aulas são gratuitas e indicadas para maiores de 16 anos; as inscrições devem ser feitas pelo email stephenkingccbb@gmail.com a partir de 29 de julho.

“Stephen King é um dos mais notáveis escritores de contos de horror fantástico e ficção de sua geração. A mostra ‘Stephen King: O Medo é seu Melhor Companheiro’ pretende desvendar o fascínio exercido por esse escritor, que teve mais de 350 milhões de livros vendidos e conquistou os principais diretores de Hollywood, que levaram adaptações de suas obras para as telas, como Stanley Kubrick, Brian De Palma, John Carpenter, David Cronenberg, entre outros”, comenta Breno de Lira Gomes, curador da mostra.

Serviço:

Stephen King: O Medo é seu Melhor Companheiro

De 24 de julho a 19 de agosto

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

Rua Primeiro de Março, 66. Centro. Rio de Janeiro / RJ

Salas de Cinema 1 (98 lugares)  e 2 (50) lugares

Ingressos: R$ 10,00 (inteira) / R$ 5,00 (meia)

www.twitter.com/ccbb_rjwww.facebook.com.br/ccbb.rj

Telefone: (21) 3808-2020

Realização: Centro Cultural Banco do Brasil

da Redação A Toupeira

Filed in: Cinema, Livros, Saia da Toca

You might like:

Havaianas mergulha no universo secreto dos brinquedos com “Toy Story 4” Havaianas mergulha no universo secreto dos brinquedos com “Toy Story 4”
Assista ao trailer oficial de “Aprendiz de Espiã” Assista ao trailer oficial de “Aprendiz de Espiã”
Lilia Cabral é solteirona que quer desencalhar no trailer de “Maria do Caritó” Lilia Cabral é solteirona que quer desencalhar no trailer de “Maria do Caritó”
“Doutor Sono” ganha primeiro trailer legendado e pôster nacional “Doutor Sono” ganha primeiro trailer legendado e pôster nacional
© 2019 AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.