Superinteressante lança livro sobre Mitologia Nórdica

Sexo, tramas maquiavélicas, intrigas palacianas e dragões. A receita do sucesso de “Game of Thrones” surgiu nas mitologias do norte da Europa. As sagas nórdicas e celtas, na verdade, são a grande inspiração por trás de boa parte da literatura de fantasia que consumimos hoje.

Apostando em um tema adorado por seus leitores, Superinteressante, do Grupo Abril, acaba de lançar o livro “Mitologia Nórdica: As origens perdidas de Game of Thrones, O Senhor dos Anéis e outros universos fantásticos”, em parceria com o jornalista Rei­naldo José Lopes.

Quem se aventurar pelas 260 páginas da obra vai ter acesso às versões mais completas dessas histórias já publicadas no Brasil (incluin­do trechos originais traduzidos de ma­nuscritos medievais) e poderá entender por que outros clássicos da fantasia moderna, como “O Senhor dos Anéis” ou “As Crônicas de Nárnia”, abriram caminho para o sucesso de “Game of Thrones” e “As Crônicas de Gelo e Fogo”.

“A ideia original do livro, que me foi proposta pelo diretor de Redação de Super, Alexandre Versignassi, foi trazer para os leitores um guia das mitologias da Europa que não estão ligadas à Grécia Antiga e a Roma Antiga, mas que são quase tão importantes e influentes quanto os mitos gregos e romanos. Depois de muita pesquisa, percebemos que os mitos europeus mais completos que chegaram até nós, registrados durante a Idade Média, eram os dos povos nórdicos (da Escandinávia) e celtas (de regiões como a Irlanda e o País de Gales), e foram esses que decidimos abordar no livro”, conta o autor Reinaldo José Lopes.

Além disso, ele explica que esses mitos medievais são justamente os que inspiraram a série “Game of Thrones” e outros clássicos da fantasia, como “O Senhor dos Anéis”. “Era natural que a gente fizesse essa conexão entre as histórias nórdicas e celtas e os mundos fantásticos criados a partir delas”, completa ele, que é especialista em literatura desse segmento.

Esclarecer dúvidas e histórias está no DNA de Super. Por isso, a publicação está dividida em três grandes seções: Mitologia Nórdica, Mitologia Celta e Mitologias Modernas, que contemplam uma profunda pesquisa histórica e explicam como esses povos entendiam o mundo, quem primeiro anotou os mitos nórdicos e como eles foram se espalhando por toda a Europa ao longo do último milênio.

“Mitologia Nórdica: As origens perdidas de Game of Thrones, O Senhor dos Anéis e outros universos fantásticos” já está em bancas e livrarias de todo o Brasil por R$ 34,90. Em breve, disponível também para compra online.

da Redação A Toupeira

Filed in: Livros

You might like:

HBO promove maratona de ‘Game of Thrones’ HBO promove maratona de ‘Game of Thrones’
“O velório da Dona Baratinha”: Livro infantil aborda o tema morte de forma sensível “O velório da Dona Baratinha”: Livro infantil aborda o tema morte de forma sensível
Starz encomenda temporada de ‘Shining Vale’, comédia de horror estrelada por Courteney Cox, Greg Kinnear e Mira Sorvino Starz encomenda temporada de ‘Shining Vale’, comédia de horror estrelada por Courteney Cox, Greg Kinnear e Mira Sorvino
3 razões para não perder ‘The Nevers’, a nova série da HBO repleta de aventura e magia 3 razões para não perder ‘The Nevers’, a nova série da HBO repleta de aventura e magia
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.