Terceira edição da “Bienal do Livro e da Leitura” acontece em Brasília

bienal-boaventura-foto-de-leila-fugiiO deslocamento de populações e a tragédia dos refugiados, intolerância, afetividade, gênero, meio ambiente, vida urbana, as tecnologias digitais. Esses e vários outros assuntos serão temas de mesas de debate, seminários, palestras, lançamentos de livros, que contarão com a participação de 200 escritores nacionais e estrangeiros convidados, na terceira edição da “Bienal do Livro e da Leitura”, que acontece de 21 a 30 de outubro, em Brasília.

Durante os dez dias, estarão reunidos em Brasília aclamados autores e pensadores de várias nacionalidades, discutindo temas palpitantes da realidade mundial. Dentre os autores estrangeiros, além do homenageado Boaventura de Souza Santos (foto 1), virão nomes de destaque como a cubana Teresa Cárdenas, os mexicanos Guadalupe Nettel e Jorge Volpi, o inglês Theodore Dalrymple (pseudônimo do psiquiatra e escritor Anthony Daniels), o norte-americano Glenn Greenwald (que junto com Edward Snowden, revelou ao mundo a existência de um programa de vigilância global dos Estados Unidos), o argentino Martin Caparrós, os franceses Dominique Cardon, Jean-Yves Loude e Léonora Miano, a australiana Kathryn Bonella, a portuguesa Raquel Varela, o equatoriano Alberto Acosta, dentre outros. Na curadoria, os escritores Hamilton Pereira, José Rezende e Nicolas Behr, a tradutora Lídia Luther e o diretor da Bienal, Nilson Rodrigues.

O evento fará homenagem ao pensador português Boaventura de Sousa Santos, uma referência mundial no campo da ciência social, impulsionador e um dos maiores responsáveis pela criação do Fórum Social Mundial. Outra homenageada será a poetisa Adélia Prado (foto 2) com sua escrita feminina, pungente, que evoca o transcendente da vida cotidiana. Ambos estarão em Brasília e participarão de encontros com a plateia.

bienal-adelia-prado

A Bienal promoverá 100 sessões de autógrafos e lançamentos de livros, 80 sessões de contação de histórias, 40 apresentações teatrais, além de 10 shows musicais de artistas nacionais e do Distrito Federal. Entre os brasileiros estão Renato Janini, Leandro Karnal, Marica Tiburi, Viviane Mosé e Fernando Moraes.

O evento que coloca a capital brasileira no mapa do ambiente literário internacional ocorrerá no Estádio Mané Garrincha, com acesso público e gratuito. Cerca de 170 expositores, desde pequenas livrarias até representantes das principais editoras do país, prometem oferecer um vasto panorama de títulos nacionais e estrangeiros, possibilitando a aquisição de livros a preços mais populares do que os praticados no mercado.

Espetáculos nas áreas de música, teatro, dança e contação de histórias oferecerão atividades para visitantes de todas as idades. Dentre os destaques, apresentações de peças protagonizadas por Jonas Bloch – ‘O delírio do verbo’, inspirado em poemas de Manoel de Barros –, Paulo Betti (com um monólogo autobiográfico) e Arnaldo Antunes, que prepara um número especialmente para o evento.

A Bienal aconteceu em 2012 e 2014. Passaram pelos corredores, auditórios e estandes do evento, em cada ano, mais de 300.000 (trezentos mil) visitantes e cerca de 70.000 (setenta mil) estudantes da rede pública de ensino. As vendas, somando as duas edições, superaram R$ 16.000.000,00 (dezesseis milhões de reais), a partir da comercialização de mais de 785.000 (setecentos e oitenta e cinco mil) livros.

Crédito da foto 1: Leila Fugii.

 Serviço:

III Bienal do Livro e da Leitura

De 21 a 30 de outubro

Estádio Mané Garricha

Asa Norte, Brasília – DF

Entrada Franca

Mais informações: www.bienalbrasildolivro.com.br

da Redação A Toupeira

Filed in: Livros, Saia da Toca

You might like:

Warner Bros. Pictures divulga pôster oficial nacional de “Space Jam: Um Novo Legado” Warner Bros. Pictures divulga pôster oficial nacional de “Space Jam: Um Novo Legado”
Quarta temporada de ‘Irmão do Jorel’ chega ao Cartoon Network Quarta temporada de ‘Irmão do Jorel’ chega ao Cartoon Network
Divulgados pôsteres individuais em versão nacional de “O Esquadrão Suicida” Divulgados pôsteres individuais em versão nacional de “O Esquadrão Suicida”
Universal Pictures divulga o trailer da animação “Spirit – O Indomável” Universal Pictures divulga o trailer da animação “Spirit – O Indomável”
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.