“Um amor de Swann” ganha nova tradução em lançamento do selo Tordesilhas

O selo Tordesilhas lança uma nova edição do clássico “Um amor de Swann”, de Marcel Proust. O livro é a segunda das três partes de “No caminho de Swann”, o primeiro dos sete volumes de “Em busca do tempo perdido”, uma das maiores obras da literatura universal, escrita entre 1908 e 1922.

Além de uma nova tradução, que mantém o estilo típico de Proust, essa edição conta ainda com o prefácio de Marcelo Jacques de Moraes, professor titular de literatura francesa da UFRJ, em que trata de aspectos da obra proustiana, como a rememoração e sua estilística, além de sensibilizar o leitor para as grandes questões do romance, em especial o tema do amor e a relação entre vida e arte.

O livro narra o amor obsessivo de Swann, homem culto da aristocracia francesa, que se apaixona por Odette, mulher fútil de reputação duvidosa. De um simples caso desinteressado, a relação evolui para algo que toma conta da vida do protagonista. Do momento em que Swann se encanta por Odette ao desfecho da paixão, Proust costura um drama que desvenda com sarcasmo e enorme perspicácia filosófica os estados psicológicos e articulações sociais inerentes à natureza humana.

Ao narrar a história de Swann e Odette, a obra ultrapassa a descrição de uma simples história de amor para revelar gradualmente a complexidade dos sentimentos, da memória e do tempo – as bases do universo proustiano.

Este é a única parte de toda a obra “Em busca do tempo perdido” narrada em 3ª pessoa, tendo Swann como protagonista. Através da história de uma atração que se torna afeto, amor, obsessão, o narrador escancara como algumas relações interpessoais se constroem.

Cenas como as do médico se esforçando para não demonstrar sua imensa insegurança em reuniões sociais ou da Sra. Verdurin sendo prepotente para disfarçar seus medos, momentos em que se percebe como o olhar de Odette valoriza o parecer em vez do ser, entre outras, são apresentadas com a ironia proustiana típica, revelando muitos tipos comuns tanto na sociedade do século XXI quanto naqueles convivas do clãzinho dos Verdurin em pleno século XIX.

Ficha Técnica:

Título: Um amor de Swann

Título original: Un amour de Swann (França)

Autor: Marcel Proust

Tradutores: Cristina Cupertino e Daniel Knight

Formato: 14 x 21 cm

Nº de Páginas: 296

Acabamento: brochura com orelhas; miolo pb

ISBN: 978-85-8419-052-2

Preço: R$ 40,00

da Redação A Toupeira

Filed in: Livros

You might like:

HBO promove maratona de ‘Game of Thrones’ HBO promove maratona de ‘Game of Thrones’
“O velório da Dona Baratinha”: Livro infantil aborda o tema morte de forma sensível “O velório da Dona Baratinha”: Livro infantil aborda o tema morte de forma sensível
Starz encomenda temporada de ‘Shining Vale’, comédia de horror estrelada por Courteney Cox, Greg Kinnear e Mira Sorvino Starz encomenda temporada de ‘Shining Vale’, comédia de horror estrelada por Courteney Cox, Greg Kinnear e Mira Sorvino
3 razões para não perder ‘The Nevers’, a nova série da HBO repleta de aventura e magia 3 razões para não perder ‘The Nevers’, a nova série da HBO repleta de aventura e magia
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.