Universo de Ziraldo é tema de exposição do novo espaço cultural da Melhoramentos

A exposição Os Planetas do Ziraldo abre oficialmente a Casa Melhoramentos, localizada na Vila Romana, zona oeste de São Paulo. Tombado pelo Compresp, o edifício da Cia. Melhoramentos passou por um retrofit que inclui espaço cultural e de eventos.

Daniela Thomas – cineasta, dramaturga, coidealizadora da cerimônia dos Jogos Olímpicos de 2016 e filha do cartunista Ziraldo – e a designer, produtora e fotógrafa Adriana Lins são curadoras da exposição.

Os Planetas do Ziraldo tem como ponto de partida o fascínio do cartunista pelo universo. Seu encantamento resultou, ao longo dos anos, em várias obras editadas pela Melhoramentos, como a recente coleção Os Meninos dos Planetas e ainda Flicts, O Planeta Lilás e O Pequeno Planeta Perdido, que acabaram por inspirar esta exposição. O evento acontece de 18 de outubro até o dia 22 de dezembro.

Daniela recorda-se que a curiosidade do pai pelo tema começou quando ela ainda era pequena, no final dos anos 1960, junto com as primeiras explorações espaciais. Foi nesta época que surgiu a ideia do livro Flicts, que completa 50 anos em 2019 e que trata da conquista da Lua. A obra ganha destaque na mostra com uma história curiosa. Quando o astronauta Neil Armstrong esteve no Rio de Janeiro, Ziraldo providenciou uma versão do livro traduzida para o inglês. Armstrong, após ler o livro, confirmou: “The Moon is Flicts”.

O bilhete original estará na exposição, assim como os rascunhos de Ziraldo. “Vamos ver todo o processo criativo, com originais e rabiscos, como ele constrói a história. É um processo que meu pai sempre guardou a sete chaves, mas nessa exposição vamos permitir que isso seja mostrado”, explica Daniela.

Ela atendeu às recomendações do cartunista ao preparar a montagem do espaço: “Meu pai não é muito fã de exposições interativas ou virtuais, mas de certa forma iremos criar uma sensação de 3D com os visitantes podendo passear em diferentes planos da exposição, dando a sensação de uma viagem tridimensional entre as galáxias”, ilustra Daniela. Todas as janelas receberam uma impressão do cosmos Ziraldiano para fazer a imersão dos visitantes.

Sobre a Casa Melhoramentos, Daniela ressalta: “Preocupamo-nos em fazer uma exposição que valorize a arquitetura do prédio recém-restaurado, que transformou o espaço em um lugar bonito e contemporâneo. É um projeto pensado com muito carinho para meu pai, uma história de trabalho dele da qual eu tenho muito orgulho. É uma honra poder inaugurar um novo espaço cultural em São Paulo”.

Atividade Educativa

A exposição, que é gratuita, conta ainda com atividades educativas aos finais de semana. Ziraldo e o Livro Infinito convida os participantes a criarem uma narrativa poética. A dinâmica funciona da seguinte maneira: os integrantes são divididos em até quatro grupos e cada um terá acesso a diversos ímãs com palavras e imagens cotidianas que se misturam aos personagens criados pelo cartunista. O objetivo é que cada grupo possa montar uma página de livro inspirada no Universo do artista.

As páginas criadas pelos visitantes serão fotografadas e exibidas em um site, no qual o público poderá conhecer as produções narrativas que compõem a mostra Os Planetas de Ziraldo. A atividade acontecerá aos sábados e domingos, das 11h e às 16h.

Exposição Histórica

A exposição dedicada a Ziraldo não será a única da Casa Melhoramentos. Em comemoração ao seu aniversário e por ocasião da inauguração do Espaço Cultural e do Centro da Memória, a Companhia apresentará a exposição Melhoramentos 128 Anos.

A mostra será baseada no acervo histórico da Cia. Melhoramentos e mostrará aos visitantes um rico patrimônio documental e museológico. Será possível observar mudas das principais árvores que servem como base para a produção das fibras de alto rendimento. Também serão explorados os principais momentos da produção de papel no Brasil, além da história do edifício, construído em 1948 e tombado pelo patrimônio histórico de São Paulo, que abriga a Casa Melhoramentos.

Serão apresentadas outras curiosidades, como livros raros, entre eles as primeiras edições de O Patinho Feio e O Meu Pé de Laranja Lima, traduzido em 15 idiomas (entre eles, turco, coreano, catalão e mandarim) e publicado em 23 países. Serão também expostos móveis antigos que resgatam o ambiente de escritório da Cia. Melhoramentos na época, cédulas que foram impressas pela Editora durante a Revolução de 32 e ainda exemplares de matrizes de litogravura – técnica de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (pedra calcária) com um lápis gorduroso – que davam origem aos livros.

Sobre a Editora Melhoramentos

Há mais de 125 anos, a Editora Melhoramentos ocupa posição de destaque nas diversas áreas em que atua, sendo referência no mercado editorial por seus milhares de títulos publicados. À frente do tempo desde sua fundação, ela se distingue pelo pioneirismo de suas obras, por seus autores e pelos avanços editoriais aos quais se dedica.

Serviço:

Os Planetas do Ziraldo

De 19 de outubro a 30 de novembro. Quarta a sábado, das 9h às 21h

De 1º a 22 de dezembro. Quinta a domingo, das 9h às 21h

Agendamento de grupos:

Para a visitação de escolas, é necessário fazer o agendamento prévio pelo e-mail eventos@casamelhoramentos.com.br ou pelo telefone (11) 3874-0913, de segunda a sexta-feira, no período das 10h às 17h (confirmação sujeita à disponibilidade de data e horário)

A exposição estará fechada em feriados. A entrada é permitida até às 19h e está sujeita à capacidade do evento

Melhoramentos 128 anos

De 19 de outubro a 30 de novembro. Segunda e terça, das 9h às 18h; Quarta a sábado, das 9h às 21h

De 1º a 22 de dezembro. Segunda a quarta, das 9h às 18h; Quinta a domingo, das 9h às 21h

A exposição estará fechada em feriados. A entrada é permitida até às 19h e está sujeita à capacidade do evento

Casa Melhoramentos

Rua Tito, 479 – Vila Romana – São Paulo/SP

Telefone: (11) 3874-0402

da Redação A Toupeira

Filed in: Livros, Saia da Toca

You might like:

Crítica: “Abigail” Crítica: “Abigail”
Crítica: “Guerra Civil” Crítica: “Guerra Civil”
Crítica: “Jorge da Capadócia” Crítica: “Jorge da Capadócia”
Crítica: “Névoa Prateada” Crítica: “Névoa Prateada”
© 5483 AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.