Direto da Toca: Fomos ao show da Turnê “Festa” de Elba Ramalho e Fagner

Aconteceu na noite de ontem, 16 de julho, na Vibra São Paulo, o show da turnê “Festa”, de Elba Ramalho e Raimundo Fagner, que como intuito homenagear o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, com um passeio do repertório também através de músicas de diversos compositores nordestinos.

A turnê teve sua estreia no mês de maio, e conta com as treze faixas do disco gravadas em dezembro de 2021, em comemoração aos 99 anos de nascimento do Rei do Baião, com músicas imortalizadas pelo artista.

Em duas horas de espetáculo, os artistas trazem de volta toda nostalgia de várias gerações distintas, que têm em comum a admiração pela obra e vida de Luiz Gonzaga, por Elba e Fagner. A apresentação na capital paulista sacudiu e emocionou o público do início ao fim, eram notórias lágrimas escorrendo em alguns fãs, ao mesmo tempo em que o sorriso estava estampado nos lábios.

Embora tenham se apresentado juntos, cada artista tem seu momento solo, durante o qual não há músicas ensaiadas, quem define o repertório é o público presente. Em um coro eletrizante, a plateia gritava pra que Elba cantasse seus maiores sucessos, como “Banho de Cheiro”, “Frevo Mulher” e “Ai, que saudade d’ocê”. Fagner, em resposta aos gritos eufóricos da plateia, cantou hits da sua carreira como “Espumas ao vento”, “Borbulhas de amor” e “Deslizes”.

Fagner e Elba têm uma parceria de longa data, já gravaram várias músicas juntos, apresentaram-se em dupla no extinto programa 100 Anos de Música, além de realizarem uma live durante a pandemia. Agora, unem seus talentos novamente e fazem, como bem explica o título dessa turnê, uma verdadeira festa com o repertório de Luiz Gonzaga, figura de maior importância no cenário do forró.

Durante a apresentação, ambos relataram sobre a importância de manter viva a obra de artistas percursores do forró e MPB, e que, por esse motivo, sempre se propõem a fazer tributos, e continuam regravando as músicas em seus álbuns.

Elba, além de fã, era amiga de “Seu Luiz Gonzaga” (como ela carinhosamente o chama). Não tem como separar os dois, tendo em vista que suas carreiras se entrelaçam – não por acaso, um dos principais álbuns da cantora é o “Cordas Gonzaga e Afins,” em que ela revisita o repertório de Luiz, porém, com novos acordes, voltado para o acústico. Fagner também em boa parte dos seus álbuns, tem composições do Rei do Baião no repertório.

Elba e Fagner rodarão o Brasil com a turnê “Festa” que já tem os próximos shows agendados para Brasília e Minas Gerais.

Crédito das fotos: Giu Pera.

por Leandro Conceição – especial para A Toupeira

Filed in: Direto da Toca, Saia da Toca

You might like:

Para quem ama investigação: cinco séries de espionagem disponíveis na Max Para quem ama investigação: cinco séries de espionagem disponíveis na Max
Dubladores de Chiquinha e Seu Madruga participam de painéis do Dia do Orgulho Nerd Dubladores de Chiquinha e Seu Madruga participam de painéis do Dia do Orgulho Nerd
“Frankenstein”, clássico de 1931, ganha sessão gratuita com debate científico no MIS “Frankenstein”, clássico de 1931, ganha sessão gratuita com debate científico no MIS
Direto das Toca: Conhecemos a Exposição “Corpo Humano” Direto das Toca: Conhecemos a Exposição “Corpo Humano”
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.