
Autores Ana Isabel e Ondjaki. Crédito: Divulgação
A Bienal Mineira do Livro 2025 dá início à sua programação semanal nesta segunda-feira (05/05) com atividades voltadas à literatura africana, à formação de leitores e à celebração do Dia da Língua Portuguesa, com autores do Brasil, de Angola e de Portugal.
No Espaço Nonada, Chica Reis apresenta Karingana wa Karingana: fábulas africanas, das 10h às 15h. No Espaço Sagarana, Marismar Borém conduz Pirulito na Cidade, das 8h20 às 15h.
Na Arena Rosiana, às 8h30, Valéria Coimbra entrevista Lavínia Rocha sobre os desafios enfrentados pelos jovens leitores. Às 15h30, ocorre uma conversa com professores sobre letramento antirracista, com Nilma Lino Gomes. Às 16h40, Lília Martins participa de um bate-papo com sessão de autógrafos sobre literatura negro-brasileira.
Às 18h30, será realizada a homenagem ao Dia da Língua Portuguesa com a participação do escritor Ondjaki (Angola), autor de romances, contos e obras infantis como Os da Minha Rua e Bom Dia, Camaradas; da pesquisadora e escritora portuguesa Ana Isabel Milhanas Machado, que atua na análise da literatura contemporânea e suas conexões históricas; e do compositor e escritor mineiro Celso Adolfo, cuja trajetória é marcada pela interseção entre música e literatura. A mediação será da portuguesa Luisa Coelho.
No Auditório Diadorim, às 8h30, Carlos Bomfim apresenta O mito da caverna e Guimarães Rosa em tempos de redes sociais. Às 14h, Roberto Maciel de Freitas participa da mesa Bichos de todo jeito!, sobre literatura infantil. Às 19h, o encontro Palavras para esquentar contará com Skarlat Gomes, Nathany Teixeira e Yah Martins.
No Auditório Riobaldo, às 8h30, Ilma Pereira e Ana Faria discutem construção de enredo. Às 9h30, Poliana Nogueira e Paloma Braga participam da mesa Inspiração mineira para histórias universais.
Às 15h20, Duda Salabert conduz a discussão Diadorim: Homem trans?. Às 16h30, ocorre a mesa Vocalidade em Guimarães Rosa, com mediação de Simone Guimarães Matheus. Às 19h, será realizada a mesa Belo Horizonte, uma cidade literária, com representantes da cultura e do setor livreiro.
Na Sala Tutameia, das 16h às 21h, será realizada a Oficina de Escritores, com Juliano Loureiro e Raik Tavares. Às 19h, acontece o lançamento do livro do conselheiro Durval Ângelo. No Beco dos Artistas, haverá lançamentos das 11h às 12h, uma atividade sobre estúdios de quadrinhos às 14h e avaliação de portfólios às 17h.
Com o tema “Viver é plural. Ler é plural”, a Bienal Mineira do Livro 2025 homenageia João Guimarães Rosa, autor mineiro que reinventou a linguagem literária no Brasil. O evento reunirá mais de 300 autores convidados e oferecerá uma programação ampla, com debates, saraus, lançamentos, sessões de autógrafos, oficinas e atividades para todas as idades.
Serviço:
Bienal Mineira do Livro 2025
De 03 a 10 de maio
Centerminas Expo
Av. Pastor Anselmo Silvestre, 1495 – União, Belo Horizonte – MG
Ingressos: R$ 10 (meia) | R$ 20 (inteira)
Mais informações e programação completa: www.bienalmineiradolivro.com.br
da Redação A Toupeira
comment closed