You are here: Home // Saia da Toca // Parque CienTec-USP oferece visitação gratuita com o tema Ciências da Terra e do Universo

Parque CienTec-USP oferece visitação gratuita com o tema Ciências da Terra e do Universo

Crédito: Divulgação

“Expedição CienTec: Uma Jornada pelas Ciências da Terra e do Universo” é o nome da mais recente atividade oferecida pelo Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo (CienTec-USP) na capital paulista em parceria com o instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP) e com o Instituto de Geociências (IGc).

A atividade é gratuita, realizada mediante agendamento prévio e proporciona um mergulho no conhecimento sobre o planeta em que vivemos e o cosmos. O formato atende desde o público geral – crianças, adolescentes, jovens e adultos – até estudantes universitários das mais diversas áreas ou interessados em compreender mais sobre o tema.

Em grupos de no máximo 40 pessoas em cada visita, os participantes, acompanhados de monitores – alunos da graduação da USP, especialmente treinados para a atividade –  realizam uma caminhada pelo parque que se inicia no prédio administrativo do CienTec. Ao longo do trajeto de três horas, os participantes vivenciam uma mistura de contato com a natureza, conhecimento do patrimônio histórico e científico e muita reflexão sobre o papel dos seres humanos diante de questões como a preservação do planeta Terra.

A coordenadora do projeto e docente do departamento de Astronomia no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (IAG), Elysandra Cypriano, destaca que os protagonistas da iniciativa foram os próprios alunos da graduação da Astronomia da USP e funcionários que trabalham no parque e vislumbraram seu grande potencial para esse tipo de atividade. Além de beneficiar a comunidade do entorno e da cidade como um todo com uma excelente alternativa de lazer e educação, a ação foi alçada à atividade extracurricular oferecida a todos os alunos das graduações da USP, que podem atuar como monitores.

A jornada do primeiro grupo de visitantes começa às 16h, com a exibição de um vídeo e observação de paineis que contam a história do Parque, criado em 2002, com o objetivo de oferecer atividades de cultura e extensão ligadas à ciência, tecnologia e meio ambiente Antes de ser transformado no Parque CienTec, o espaço dava lugar ao Instituto de Astronomia e Geofísica (IAG-USP), que foi transferido em 2001 para a Cidade Universitária.

Uma viagem ao centro da Terra

Depois dessa parte histórica, os visitantes se dirigem para a Estação de Meteorologia, onde os monitores mostram como é realizada, por exemplo, a previsão do tempo. A próxima etapa do passeio é a Física. “Esse ponto é muito interessante, inclusive, para as crianças que se divertem muito com os experimentos”, detalha Elysandra.

Outro destaque é o andar superior desta estação, onde está a base da Geofísica. Neste ambiente, os participantes adentram uma nave simulada em uma missão rumo ao centro da Terra. A seguir, é o momento de conhecer os sismógrafos e entender como são capazes de detectar terremotos.

Mais um pouco de caminhada e os participantes chegam à Geociência. Depois de conhecer o centro da Terra é a vez de voltar o olhar para a superfície do planeta, conhecendo mais sobre suas riquezas, como o amplo leque de minerais.

Crédito: Divulgação

Existe vida fora da Terra?

A próxima parada é a Astrobiologia, com destaque para os microrganismos capazes de sobreviver no nosso planeta em situações extremas, a exemplo, condições parecidas com as de Marte. “Esses microrganismos são submetidos a experimentos em ambientes espaciais, demonstrando aos visitantes como a ciência investiga a potencialidade da vida em contextos extraterrestres”, explica a coordenadora do projeto.

Uma sessão planetária diferente

A sessão de planetário, que vem a seguir, foi totalmente reestruturada em relação às tradicionalmente realizadas com foco no reconhecimento do céu. “Nosso objetivo é oferecer uma experiência imersiva no planetário que conecte a escala humana à cósmica. Em uma jornada visual da Terra ao universo observável, provocamos uma dupla reflexão: sobre a ínfima dimensão física de nosso planeta no cosmos e sua extraordinária relevância como (até onde sabemos) único portador de vida”, explica.

Elysandra reforça a importância dessa reflexão e visão da posição da Terra no espaço para, por exemplo, entender o quanto estamos distantes de outros planetas e que “mudar de endereço” não é nada simples. Além disso, até o momento, a Terra é o único planeta conhecido com a presença de vida, portanto fica fácil entender o quanto é fundamental sua preservação.

Observação para reconhecimento do céu

Em seguida, os participantes realizam uma atividade externa ao planetário,  observando e fazendo o reconhecimento do céu, com ajuda de telescópios e dos monitores que são alunos da graduação de Astronomia da USP.

“Esses alunos sabem reconhecer todas as constelações. A depender das condições meteorológicas, é possível observar as crateras lunares, berçários estelares, as nebulosas, aglomerados de estrelas. Em noites de lua crescente a visibilidade desses elementos é mais favorável”, informa.

No final, há o cinema ao ar livre ou, se as condições climáticas estiverem desfavoráveis, a projeção acontece em uma área coberta do Parque, com conteúdo sobre os grandes telescópios, que o Brasil tem acesso por meio de consórcios internacionais.

“Esta iniciativa demonstra como a USP atua na vanguarda da pesquisa científica contemporânea, empregando telescópios de última geração e tecnologias de ponta para expandir os limites do conhecimento astronômico.”, conclui Elysandra.

Serviço:

Parque CienTec  – Visitação Ciências da Terra e do Universo

Avenida Miguel Estefno, 4200, Água Funda, São Paulo (SP)  – Em frente ao Zoológico

Agendamento gratuito: (11) 2648-4312

Os grupos de até 40 pessoas saem a cada 20 minutos, a partir das 16h

Duração da visitação: 3 horas

Público: aberto a todos os interessados

www.parquecientec.usp.br

da Redação A Toupeira

comment closed

Copyright © - 2008 A Toupeira. Todos os direitos reservados.