You are here: Home // Cinema // “Baby”, filme brasileiro premiado em Cannes, ganha sessão gratuita seguida de debate no MIS

“Baby”, filme brasileiro premiado em Cannes, ganha sessão gratuita seguida de debate no MIS

João Pedro Mariano em cena de “Baby”. Crédito: Divulgação

A edição de maio do Ciclo de Cinema e Psicanálise, programa mensal do MIS que debate filmes sob a ótica psicanalítica, exibe o filme brasileiro “Baby”, em parceria com a distribuidora Vitrine Filmes.

O longa é dirigido por Marcelo Caetano e mergulha no universo da juventude urbana contemporânea, explorando temas como afeto, solidão e identidade com um olhar sensível e intimista. Após a sessão, será realizado um debate com a participação de Alexandro Henrique Paixão e Renan Quinalha, com mediação de Luciana Saddi.

“Baby” foi premiado na Semana da Crítica, mostra paralela ao Festival de Cannes focada na descoberta de novos talentos, conquistando o Prêmio Louis Roederer Foundation de Revelação para o ator Ricardo Teodoro. No Festival do Rio 2024, foi o grande vencedor, levando o prêmio de Melhor Filme.

A trama acompanha Baby (João Pedro Mariano), um jovem de 19 anos que, noite após noite, perambula pelas ruas de São Paulo, vivendo entre festas, encontros casuais e pequenos golpes para sobreviver.

Sem laços fixos e sempre à margem, ele leva uma vida de impulsos e desejos, até que um encontro inesperado com um homem mais velho, o garoto de programa Ronaldo (Ricardo Teodoro), desperta nele novas possibilidades e conflitos.

À medida que a relação se intensifica, Baby se vê confrontado com suas próprias inseguranças e a difícil busca por pertencimento em um mundo que parece sempre prestes a engoli-lo.

João Pedro Mariano e Ricardo Teodoro em cena de “Baby”. Crédito: Divulgação

Sobre o Ciclo de Cinema e Psicanálise

O programa mensal do MIS é realizado em parceria com a Folha de S.Paulo e a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), e apresenta sempre um bate-papo após o filme, mediado por Luciana Saddi, coordenadora do Programa de Cinema e Psicanálise da Diretoria de Cultura da SBPSP.

A temporada de 2025 do Ciclo tem parceria com a O2 Filmes, e a transmissão ao vivo do bate-papo pode ser vista no canal oficial do MIS no YouTube.

Sobre os convidados

Alexandro Henrique Paixão é psicanalista, membro associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), professor livre docente da Faculdade de Educação da Unicamp, mestre e doutor em Sociologia pela USP.

Tem pós-doutorado em Teoria e História Literária pela Unicamp. Dentre sua produção bibliográfica, destaca-se o livro “Leitores de tinta e papel” (Ed. Mercado de Letras) e o artigo “Sobre a masculinidade vulnerável em homens sobreviventes: análise de uma obra literária” (Revista Limiar).

É bolsista produtividade do CNPq (PQ2) e coordenador do Laboratório de Estudos de Cultura, História, Educação, Sociologia e Psicanálise (LECHESP) da FE-Unicamp.

Renan Quinalha é advogado, professor da Unifesp e ativista dos direitos humanos, com atuação destacada nas áreas de justiça de transição e questões LGBTI+. Foi assessor da Comissão Nacional da Verdade, curador da exposição “Orgulho e Resistências: LGBT na ditadura”, no Memorial da Resistência, e pesquisa as interseções entre autoritarismo e sexualidade no Brasil.

É autor, entre outros, de “Contra a moral e os bons costumes” e “Movimento LGBTI+: uma breve história do século 19 aos nossos dias”, além de coorganizador de “Ditadura e homossexualidades”, obra pioneira sobre a repressão a LGBTs durante o regime militar.

Sobre a mediadora

Luciana Saddi é psicanalista e escritora, membro efetivo e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), mestre em psicologia pela PUC-SP e diretora de cultura e comunidade da SBPSP (2017-2020).

É autora de “Educação para a morte” (Ed. Patuá), coautora dos livros “Alcoolismo – série o que fazer?” (Ed. Blucher) e “Maconha: os diversos aspectos, da história ao uso”. Além disso, Saddi é fundadora do Grupo Corpo e Cultura e coordenadora do Programa de Cinema e Psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da SBPSP em parceria com o MIS e a Folha de S.Paulo.

Serviço:

Ciclo de Cinema e Psicanálise – “Baby”

13 de maio às 19h

Auditório MIS (Museu da Imagem e do Som)

Avenida Europa, 158, Jd. Europa, São Paulo – SP

Ingresso: gratuito (retirada de ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria física do MIS)

Classificação: 16 anos

da Redação A Toupeira

comment closed

Copyright © - 2008 A Toupeira. Todos os direitos reservados.