O projeto Cine na Praça participa da Virada Sustentável com uma programação especial dedicada ao evento.
As sessões acontecem na Praça Victor Civita, com entrada gratuita.
Programação Especial:
28 de agosto às 20h – “Lixo Extraordinário”
O documentário acompanha o artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los.
No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente.
29 de agosto às 20h – “Amazônia Eterna”
O filme leva o público a uma viagem corajosa, visitando e apresentando relevantes projetos de sustentabilidade na região. Dirigida por Belisario Franca, a produção traz uma nova visão sobre as possibilidades de convivência harmônica da exploração da economia verde e da manutenção do ecossistema amazônico. “Quando assistem ao longa, as pessoas ficam impactadas”, destaca Belisario. “Elas não têm noção do que se passa na Amazônia. Até mesmo quem mora na região”, justifica ele, que contou com a colaboração dos “experts” Sérgio Besserman, Bertha Becker e Virgilio Viana para a avaliação dos projetos.
30 de agosto às 18h30 – “Tarja Branca”
Por meio de reflexões de adultos de gerações, origens e profissões diferentes, o filme explora o conceito de “espírito lúdico”, tão fundamental à natureza humana, e sobre como o ser humano contemporâneo se relaciona com ele.
Com depoimentos de José Simão, Domingos Montagner, Wandi Doratiotto, Helder Vasconcellos, Alfredo Bell, Lydia Hortelio e do músico e dançarino Antônio Nóbrega. Após a exibição, o público poderá participar de um bate-papo com o diretor Cacau Rhoden.
Serviço:
Cine na Praça na Virada Sustentável
Praça Victor Civita
R. Sumidouro, 580 – Pinheiros. São Paulo/SP
Entrada Gratuita
da Redação A Toupeira