Em março de 2014, a Europa Filmes lança nos cinemas o drama “Belém: Zona de Conflito” (Bethlehem), primeiro longa-metragem do diretor Yuval Adler e vencedor do Fedora, prêmio da crítica europeia, de melhor filme no Venice Film Festival.
O longa conta em seu elenco com nomes como os de Tsahi Halevi, Yossi Eini, George Iskander, Shadi Mar’i, Hitham Omari e Michal Shtamler.
Conta a história do vínculo improvável entre Razi, um oficial do serviço secreto israelense, e Sanfur, seu informante palestino. Sanfur é o irmão mais novo de um militante palestino. Razi o recrutou quando ele tinha apenas 15 anos e desenvolveu uma relação muito próxima, quase paternal com ele.
Agora aos 17, Sanfur tenta navegar entre as demandas de Razi e a lealdade ao seu irmão, vivendo uma vida dupla e mentindo para os dois. Quando o serviço secreto israelense descobre o quanto Sanfur está envolvido nas atividades de seu irmão, Razi se depara com um grande dilema.
Co-escrito, e dirigido, por Yuval Adler e Ali Waked, um jornalista árabe que passou anos na Cisjordânia, com base em anos de pesquisa, o filme dá uma retrato autêntico incomparável da realidade complexa por trás da atualidade.
da Redação A Toupeira
comment closed