“Com Todo Meu Coração” (Con Tutto IL Cuore) é uma comédia italiana com uma premissa um tanto quanto incomum: o que aconteceria se um homem calmo e pacato recebesse o coração de um assassino?
O filme que faz parte da programação do 16º Festival de Cinema Italiano, é protagonizado, dirigido e escrito por Vincenzo Salemme. Na trama, Ottavio Camaldoli, um professor de meia idade de latim e grego, está na fila para transplante de coração, quando recebe um chamado inesperado para a ansiada cirurgia.
Ottavio é o que se pode chamar de um homem frágil (visto até mesmo como “tolo” por vários que o cercam), que sofre cuja rotina conta com pequenos (e às vezes, até injustamente tolerados) abusos diários na vida social, trabalho e até mesmo no âmbito familiar. Mas sua vida passa por uma grande reviravolta após a tal cirurgia, quando, sem saber, recebe o coração de Antonio Carannante, um chefe mafioso e assassino conhecido como “O Barbeiro”.
A partir do transplante, Ottavio vê sua vida cada vez mais entrelaçada com a do mafioso falecido e precisa de muito jogo de cintura para conseguir lidar com a pra lá de inusitada situação, que inclui a aparição da mãe do criminoso cujo coração foi doado, Dona Carmela (Cristina Donadio).
O longa tem um tom cômico interessante, mas seu estilo pode não agradar a todos. A trama conta com situações que escalam a beira do absurdo e contam com diversos eventos inesperados, mas que fazem rir a quem assistir de cabeça aberta. “Com Todo Meu Coração” não se leva a sério, e essa é uma de suas melhores qualidades.
Vincenzo Salemme entrega uma atuação engraçada e mostra um grande talento com a comédia física em uma obra que remete aos clássicos títulos italianos do gênero.
por Isabella Mendes – especial para A Toupeira