Crítica: “Fogo Contra Fogo”

“Fogo Contra Fogo” (Kalushi), dirigido por Mandla Dube, retrata a história de Salomon Kalushi Mahlangu (Thabo Rametsi), um jovem vendedor ambulante, que após a Revolta de 16 de junho de 1976, em Soweto, se junta ao movimento de libertação sul-africano. Ao se exilar e receber treinamento para combate militar, é capturado pela polícia e responderá por dois assassinatos cometidos por um de seus parceiros. Agora, ele terá que provar sua inocência, ou ser condenado a pena de morte.

O filme é baseado em uma história real e narra um período extremamente delicado, marcado principalmente por uma série de protestos e a brutalidade policial. Naquela época, grande parte das revoltas era liderada por jovens que lutavam por direitos que deveriam garantir não só sua sobrevivência, mas a sua dignidade.

Embora seja um longa que busca abordar os conflitos ocorridos, são poucos os momentos em que aparecem sequências de luta armada, elas são mostradas apenas como flashs, e em determinados pontos se assemelham a um déjà vu. Com uma escolha de cenas bem planejadas, o foco principal se resume a traçar o caminho que levou Salomon a estar diante de um tribunal.

Justamente por evitar algo mais sanguinário é que o longa nos permite outro olhar sobre a história de vida do personagem. Kalushi era um adolescente humilde, que morava com a mãe e o irmão mais velho, e dependia de suas vendas para conseguir ajudar com as despesas de casa. De repente, após muita insistência dos colegas e da namorada, o jovem se vê totalmente impotente diante de toda a atrocidade cometida pelas autoridades.

É nesse momento que o garoto simples do vilarejo é tomado por uma sede de justiça que não diz respeito a ele necessariamente, mas àqueles a quem ama. As cenas finais resumem muito bem essa questão, que é representada por um discurso em tom destemido e emocionante, e que apesar das circunstância, ecoaria por gerações, relembrando a todos que a luta significa a liberdade de um povo cansado de ser tratado como nada.

por Victória Profirio – especial para A Toupeira

Filed in: Cinema

You might like:

Direto da Toca: Fomos à Coletiva de Imprensa da banda The Calling Direto da Toca: Fomos à Coletiva de Imprensa da banda The Calling
Começou a Pré-venda para os novos episódios da quarta temporada de “The Chosen – Os Escolhidos” Começou a Pré-venda para os novos episódios da quarta temporada de “The Chosen – Os Escolhidos”
Diamond Films divulga pôster oficial de “Imaculada”, estrelado por Sydney Sweeney Diamond Films divulga pôster oficial de “Imaculada”, estrelado por Sydney Sweeney
Banda The Calling inicia turnê no Brasil. Santos Rock Festival está na lista de shows Banda The Calling inicia turnê no Brasil. Santos Rock Festival está na lista de shows
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.