Tommy DeVito, Bob Gaudio, Nick Massi e Frankie Valli. Estes são os integrantes da banda The Four Seasons, que acaba de ganhar um ótimo filme. Produzido e dirigido por Clint Eastwood, “Jersey Boys: Em Busca da Música” (Jersey Boys) possui beleza estética, roteiro inteligente, humor e drama – uma obra prima para quem gosta de biografias musicais.
O longa traz a história do quarteto que era sensação nos anos 60, e começa contando desde a juventude dos rapazes até a década de 90, quando o grupo se apresentou no Hall da Fama do Rock. A narrativa retrata todos os integrantes do grupo, no início focando em Tommy DeVito, passando mais tarde para Frankie Valli, o talento prodígio.
A história recheada de acontecimentos consegue perfeitamente segurar a atenção do espectador. É provável que várias pessoas cheguem ao cinema sem nunca ter ouvido falar do The Four Seasons, mas isso não deve impedi-las de achar o enredo interessante.
Clint Eastwood capricha nos detalhes, figurinos, maquiagens, cenários, tudo está perfeitamente no lugar, ou seja, retrata com fidelidade o ano em que a cenas se passam. Outro aspecto bem pensado do diretor foi o fato de colocar os atores no papel de narradores em certos pedaços da história olhando diretamente para a câmera, isso fez com que determinadas cenas parecessem um documentário, o que aproxima o espectador do personagem retratado.
Apesar de ter muita música, não pode ser considerado um musical. O enredo coloca as canções da banda de forma muito inteligente e nem um pouco cansativa, a repetição dos sons durante a exibição chega até mesmo a trazer para o espectador que não conhece a banda uma certa familiaridade.
Achei muito boa a maneira como todos os personagens são trabalhados, o público sai da sala de cinema sabendo muitos detalhes dos rapazes do grupo, e a cena final coloca uma certeza ainda maior da personalidade de cada um. O filme tem um desfecho artístico muito bem trabalhado.
Vale muito a pena conferir.
por Tatiane Teixeira – especial para A Toupeira