Crítica: “Lamborghini: O Homem por Trás da Lenda”

O fascínio exercido pela indústria automotiva em milhares de pessoas ao redor do mundo não é novidade. E, entre tantas possibilidades de produtos oferecidos, é válido dizer que os chamados “carros de luxo” têm um lugar cativo (tanto na garagem dos mais abastados, quanto na imaginação daqueles que apenas podem sonhar em ter um exemplar).

Parte dessa categoria é tomada pela marca Lamborghini, que teve o Miura (seu modelo mais importante) considerado o veículo mais bonito já produzido e que, desde 1963, produz automóveis que seguem como sonho de muitos consumidores.

A história de seu fundador é contada no drama biográfico “Lamborghini: O Homem por Trás da Lenda” (Lamborghini: The Man Behind the Legend), que chega ao canal Adrenalina Pura, disponível na Apple TV, Prime Video e Claro TV.

Baseado no livro biográfico “Lamborghini, the Official Story”, de Tonino Lamborghini, o longa conta a trajetória de Ferruccio Lamborghini, desde seu retorno à Itália, com o fim da Segunda Guerra, em 1945. Nesta fase, interpretado por Romano Reggiani, o jovem demonstra que pode se tornar um bem-sucedido homem de negócios, uma vez que tem ideias inovadoras e grandiosas.

Para colocá-las em prática, contará com a ajuda do trio formado por seu pai, Antonio (Fortunato Cerlino) – que hipoteca a fazenda da família, a fim de fazer um empréstimo e impulsionar a fábrica de tratores do filho; Matteo (Matteo Leoni) – amigo e sócio (personagem fictício criado especialmente para a obra) que auxilia a dar forma às idealizações do protagonista; e Clelia Monti (Hannah van der Westhuysen) – sua primeira esposa, que morre ao dar à luz o filho primogênito, Tonino (Lorenzo Viganò).

Quase imediatamente após tornar-se viúvo, Ferruccio casa-se pela segunda vez. Sua nova companheira é a estudante de economia Annita Borgatti (vivida por Chiara Primavesi e Mira Sorvino, em fases distintas da obra). Além de esposa, ela também se tornará um dos nomes fortes no que diz respeito à administração do patrimônio da família, além de assumir a criação do filho do primeiro casamento de seu marido.

Escrito e dirigido por Bobby Moresco, o filme divide-se em três capítulos e mostra o crescimento de Ferruccio (agora vivido por Frank Grillo) no ramo automobilístico, após conquistar fortuna através da produção de tratores, ares-condicionados e aquecedores. Grande admirador de Enzo Ferrari (Gabriel Byrne) – tendo sete das cobiçadas Ferraris em sua garagem, “uma para cada dia da semana” – ele decide produzir carros que possam não apenas ser concorrentes diretos da marca, mas superá-la.

Sem a mesma capacidade para lidar com a vida pessoal, o protagonista mostra-se bem menos altivo quando deixa de lado o papel de gestor vitorioso, como se nada fosse suficiente para saciar os desejos de seu coração. O que significa ser parte de relacionamentos problemáticos com a esposa e o filho.

Ainda que haja claras lacunas preenchidas através da liberdade criativa e fatos reais / importantes que não foram inseridos no produto final, “Lamborghini: O Homem por Trás da Lenda” cumpre o papel de contar a caminho de sucesso do mega empresário (falecido em 1993, aos 76 anos) e mostra o porquê de seu nome ainda ser tão relevante.

por Angela Debellis

*Título assistido em Cabine de Imprensa Virtual promovida pelo Adrenalina Pura.

Filed in: BD, DVD, Digital, TV

You might like:

Direto da Toca: Conhecemos a Exposição “Heróis DC” Direto da Toca: Conhecemos a Exposição “Heróis DC”
Direto da Toca: Participamos da Coletiva de Imprensa da Exposição “Heróis DC” Direto da Toca: Participamos da Coletiva de Imprensa da Exposição “Heróis DC”
Direto da Toca: Participamos da Coletiva de Imprensa Virtual da 16ª Temporada de “Alienígenas do Passado” Direto da Toca: Participamos da Coletiva de Imprensa Virtual da 16ª Temporada de “Alienígenas do Passado”
Cinépolis anuncia parceria com Disney no Combo Júnior “Divertida Mente 2” Cinépolis anuncia parceria com Disney no Combo Júnior “Divertida Mente 2”
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.