Crítica: “Romance à Francesa”

romance-a-francesa-poster“Romance à Francesa” (Caprice) conta história do professor Clément (Emmanuel Mouret, que também dirige o filme), um professor primário fã de teatro que inicia um romance com a atriz Alicia Badery (Virgine Eifira). Mas tudo começa a mudar quando entra em sua vida a jovem Caprice (Anais Demoustier).

A produção conta com atuações de Laurent Stocker como Thomas – diretor da escola onde Clément leciona – e Leo Lorléac’h no papel de Victor, filho do professor. Embora o título original deixe claro que o filme é sobre Caprice, a história é mais focada no personagem de Mouret, enquanto a aparição da jovem que dá nome ao longa fica mais marcante no meio da trama.

Um dos primeiros filmes franceses a receber maior destaque nos cinemas brasileiros desde “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” em 2001, é diferente de outras produções feitas no país, mas deve agradar tanto os fãs, quanto os menos familiarizados com o gênero. Ele abre mão de diálogos filosóficos (a não ser em uma cena da peça de Caprice) e também é livre de cenas de nudez, o que o torna agradável de ver com a família.

O teatro é muito retratado durante a narrativa, Clément, Alicia e Caprice estão frequentemente assistindo, escrevendo, encenando ou participando de uma festa referente a alguma peça teatral. O longa pode ser caracterizado como uma comédia romântica sem apelações, a peculiaridade de Caprice deve render boas risadas, assim como o personagem Thomas, que também tem seus momentos cômicos.

Alguns personagens não têm um final merecido, o que pode desagradar parte do público, porém o mistério permite que os espectadores façam suas próprias reflexões do que poderia ter acontecido, já que não deixa uma certeza do que realmente ocorreu.

Vale conferir.

por Yuri Fagundes – especial para A Toupeira

Filed in: Cinema

You might like:

Morumbi Town recebe o evento Chá das Princesas Morumbi Town recebe o evento Chá das Princesas
“As Vidas de Nathan – O Presente”: Um livro para lembrar que a liberdade está no agora “As Vidas de Nathan – O Presente”: Um livro para lembrar que a liberdade está no agora
“O Urso do Pó Branco” chega ao catálogo do Telecine “O Urso do Pó Branco” chega ao catálogo do Telecine
MSP comemora os 60 anos da Mônica com painéis especiais na CCXP 2023 MSP comemora os 60 anos da Mônica com painéis especiais na CCXP 2023
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.