Crítica: “Spotlight – Segredos Revelados”

Spotlight Pôster CríticaTalvez – ou justamente – por ter ciência de que “Spotlight – Segredos Revelados” (Spotlight) é baseado em fatos reais (num trabalho laureado com o prêmio Pulitzer), o desconforto que sentimos cresce à medida que a trama dirigida Tom McCarthy se desenrola diante de nossos olhos.

Pedofilia é, provavelmente, um dos casos mais delicados que existem e isso o torna bastante complicado de se tratar. Não há como suavizar o horror de um abuso infantil, ainda mais quando este é maximizado pelo fato de envolver membros da igreja católica.

Pois este é o enredo do longa, que mostra o árduo trabalho de uma equipe de repórteres do jornal Boston Globe, denominada “Spotlight” que passa a se dedicar de corpo e alma à possibilidade de se provar a culpa de 70 cardeais, apenas na cidade de Boston, onde o filme se passa, no ano de 2001.

A dificuldade em se conseguir depoimentos, a nítida vergonha de cada vítima, os traumas que os “sobreviventes” (como se definem os que não cometeram suicídio ou se envolveram com drogas após os abusos), tudo é mostrado de maneira crua, dando ao espectador um papel bastante interessante: o de um observador que descobre os detalhes junto com os personagens e que, assim como eles, se envolve numa crescente de emoções que invariavelmente provocará algum tipo de reflexão ao término da sessão.

Sem entrar no mérito da religião em si, é repugnante imaginar o quão fácil parece ser manter em sigilo casos tão sórdidos. Mas a frieza de um advogado retratado no longa nos mostra que isso não só é possível, como pode ser tratado como banalidade.

O trio que encabeça a equipe do jornal é vivido por Mark Ruffalo, Michael Keaton e Rachel McAdams. Vale destacar as interpretações de todos, que lidando com o mesmo caso, se mostram tão diferentes entre si – como as peças de um quebra-cabeças que são fundamentais para o resultado final.

Vale conferir.

por Lara McCoy

Filed in: Cinema Tags: , , , , ,

You might like:

“O melhor está por vir” ganha pôster nacional “O melhor está por vir” ganha pôster nacional
Max Prime estreia nova série original de drama “Quarry” Max Prime estreia nova série original de drama “Quarry”
“Mate-me por favor” ganha pôster oficial e trailer “Mate-me por favor” ganha pôster oficial e trailer
Editora Record lança “O ar que ele espira”, romance de Brittainy C. Cherry Editora Record lança “O ar que ele espira”, romance de Brittainy C. Cherry
© 0505 AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.