Crítica: “Watchmen”

watchmen-poster-critica“Quem vigia os vigilantes?”. A pergunta expressa bem o clima pesado e noir da estréia deste final de semana: “Watchmen – O Filme” (Watchmen) chega no bom e atual estilo de adaptações de quadrinhos para o cinema.

A história não remete a nenhuma outra de super-seres: esqueça Batman, Superman e companhia. A trama passa pelos anos de 1938 até 1985, o presidente Nixon é reeleito pela terceira vez, a guerra do Vietnã foi vencida pelos Estados Unidos, a humanidade estava mais perto de uma guerra global e de um grupo de heróis (anti-heróis?) – alguns deles parecem mais vilões do que os próprios bandidos que perseguem. Este é o mundo alternativo dos Homens Minuto.

A graphic – novel (história em quadrinhos para adultos) que inspirou a produção foi uma série em 12 edições lançadas pela DC Comics, uma das gigantes americana na área de heróis, de 1986 a 1987. Como na década de 80 a paranóia com uma catástrofe nuclear era a grande preocupação da época, a revista soube explorar esse contexto e levou ao extremo ao retratar uma sociedade enlouquecida e frágil (qualquer semelhança com a vida real é pura coincidência).

Temos personagens que fogem do contexto “super” e em um dado momento descobrimos que alguns eram apenas pessoas comuns, sem habilidades especiais, que vestiam fantasias e máscaras para combater o crime. Mas o grupo de 6 pessoas que compõem os Watchmen possuem condições especiais como o Dr. Manhatan que é um ser todo azul (algumas vezes fica nu) e é quase um deus, pois tem o incrível poder de manipular a matéria, o tempo e outras coisas.

Esta produção é muito adulta, a violência é grande e a moral apresentada por alguns personagens é bem dúbia. Não recomendo para as crianças, por isso não pense que é uma aventura como Homem de Ferro ou Hulk.

Vá ao cinema viver 260 minutos de pura adrenalina e cuidado com o anão no banheiro!

por Clóvis Furlanetto

Filed in: Cinema

You might like:

Mickey e Amigos – Novo álbum com single do Simple Plan Mickey e Amigos – Novo álbum com single do Simple Plan
Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto retornam ao palco do Palácio das Artes com “Valencianas” Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto retornam ao palco do Palácio das Artes com “Valencianas”
Panini no Anime Friends Panini no Anime Friends
Looney Tunes explicam modalidades dos Jogos Olímpicos em curtas animados Looney Tunes explicam modalidades dos Jogos Olímpicos em curtas animados
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.