Neste Dia do Vegano, a Surya Brasil, referência em cosméticos veganos, orgânicos e naturais, reafirma seu compromisso com a educação dos consumidores. A CEO Clélia Angelon ressalta a importância de entender as diferenças entre os termos “natural” e “vegano”, que são fundamentais para quem busca produtos que respeitem valores éticos e de saúde.
Os termos “natural” e “vegano” frequentemente aparecem nos rótulos de produtos cosméticos e alimentícios, mas possuem significados distintos que podem ser importantes para os consumidores.
Em um mercado onde a sustentabilidade é cada vez mais valorizada, Clélia explica: “O leite pode ser natural e orgânico, mas não é vegano. A carne de soja pode ser vegana, mas não é natural”.
A agricultura orgânica busca a sustentabilidade e a redução do uso de produtos químicos sintéticos, enquanto o termo “natural” não necessariamente segue esses princípios. Esses esclarecimentos ajudam os consumidores a fazer escolhas conscientes, levando em conta não apenas a pureza dos ingredientes, mas também o impacto ambiental e os direitos dos animais.
Em resumo, produtos naturais são aqueles formulados com ingredientes derivados da natureza, como plantas, minerais e outras substâncias naturais, evitando o uso de ingredientes sintéticos ou artificialmente modificados.
Os produtos veganos são aqueles que não contêm quaisquer ingredientes de origem animal e não são testados em animais. Já os orgânicos são aqueles cultivados sem o uso de pesticidas, herbicidas, fertilizantes sintéticos ou Organismos Geneticamente Modificados (OGMs).
O cultivo orgânico prioriza práticas sustentáveis, como a rotação de culturas, compostagem e o uso de adubos naturais, que ajudam a preservar o solo e o meio ambiente.
Atualmente, muitas marcas utilizam fórmulas para incluir ingredientes veganos, naturais ou orgânicos, refletindo uma tendência que vai além da imagem, demonstrando um compromisso genuíno com a agenda ESG (Environmental, Social, and Governance).
“Trabalhamos com os conceitos de consciência, amor e transparência. Apresentamos aos consumidores formulações livres de ingredientes nocivos e agressivos, para que sejam críticos e questionem o que compram, sem se deixarem levar apenas por modismos”, explica Clélia.
A Surya Brasil vai além do cumprimento de tendências de mercado. A empresa incorpora a valorização da natureza e o respeito por todos os seres vivos e pelo meio ambiente em sua filosofia de trabalho.
Esses princípios estão profundamente alinhados com a ciência milenar indiana Ayurveda, que promove o bem-estar e a saúde natural. “Nossos produtos são desenvolvidos com propósito, e não apenas por imagem. Eles refletem tudo o que aprendi, acredito e tento disseminar pelo planeta”, afirma Clélia, que é vegana há 18 anos e vegetariana há 42.
Além disso, um exemplo marcante dessa filosofia é o Festival World Dance, organizado por Clelia na Índia em 2009, que contou com um buffet inteiramente vegano e a participação de 15 professores brasileiros, incluindo a renomada dançarina Uma Sharma, referência mundial na categoria Kathak. Vale ressaltar que, Clelia Angelon também foi citada no livro indiano chamado Satva, escrito por Shankar, que fundou a ONG Satvik Vegan Society, celebrando 20 anos de atuação no tema. Essa organização, que tem contribuído para o ativismo vegano por 30 anos, reflete um compromisso com a conscientização e a prática do veganismo.
Sobre a Surya:
A Surya Brasil é mais que uma empresa de cosméticos, é uma filosofia de vida baseada na visão holística da sua fundadora Clélia Angelon, que se baseia em um tripé de valorização da natureza, prezando pelo respeito a todos os seres vivos, ao meio ambiente e aos colaboradores – da Ciência milenar indiana Ayurveda, onde (Ayur = vida e Veda = ciência/conhecimento) – e da tecnologia implementada para se chegar aos produtos que atendam às necessidades dos consumidores.
Seguindo a sua visão, é vegana desde 2006 e referência em produtos 100% veganos, mais naturais e com a melhor performance do mercado, sendo esse o seu diferencial como empresa.
A Surya Brasil se orgulha de ser totalmente Cruelty Free, que utiliza ingredientes naturais vindos da Índia e da Amazônia, livre de materiais pesados, como o chumbo, a amônia e os seus subprodutos, recebendo as mais altas certificações que comprovam a sua preocupação com a mãe natureza e tudo que a cerca.
A marca está presente em mais de 40 países, nos 5 continentes, sendo 24 anos nos Estados Unidos, nos principais Whole Foods Market, Natural Grocers and Sprouts.
da Redação A Toupeira