“Dia Internacional da Menina” é celebrado com ação contra violência sexual

Quanto custaNo próximo domingo (11) é comemorado o Dia Internacional da Menina e, para marcar a data, a Plan International Brasil irá realizar ação em São Paulo, no vão do MASP.

Serão distribuídas cartilhas da campanha “Quanto Custa?”, de conscientização sobre a violência sexual contra meninas, com informações sobre como identificar e denunciar esse tipo de agressão. Logo em seguida, haverá sessão do filme “India’s Daughter” (Filha da Índia), na Martilha Cultural.

O filme está sendo exibido no Brasil como parte da campanha “Quanto Custa?”, promovida pela Plan International Brasil, organização humanitária internacional pelos direitos da criança e do adolescente. Em nota oficial, a Plan destaca dados do IPEA, que estimam que todos os anos no Brasil 500.000 mulheres são vítimas de estupro e dessas 70% são crianças e adolescentes. Segundo especialistas, a realidade é muito pior, ao se considerar que somente 10% dos casos são notificados.

“India’s Daughter”, de Leslee Udwin, mostra como o estupro coletivo de uma jovem na Índia detonou uma onda de indignação contra a violência contra as mulheres naquele país. Censurado na Índia, o filme está sendo exibido em sessões gratuitas em locais alternativos em todo o Brasil – qualquer pessoa pode requisitar uma sessão, sem custo.

“A violência sexual é a mostra mais clara das consequências de um modelo cultural machista, onde os homens se sentem no direito de usar o corpo da mulher, transformando-o num objeto do desejo e de propriedade do homem”, afirma Viviana Santiago, especialista em identidade de gênero da Plan International Brasil.

Qualquer um pode participar da campanha “Quanto Custa a Violência Sexual contra as Meninas?”, e colaborar para a mobilização e engajamento do Brasil para um grande debate sobre as diversas consequências da cultura machista existente no País. Mais informações sobre a campanha na página do Facebook.

Sobre o Dia da Menina

A Plan International, organização humanitária sem fins lucrativos, de origem inglesa e atuando há 76 anos no mundo, lançou em 2011 a campanha mundial “Por Ser Menina”, com o objetivo de promover os direitos das meninas e contribuir para tirar milhões delas da zona de pobreza, por meio da educação e do desenvolvimento de habilidades. As meninas enfrentam barreiras únicas para a sua sobrevivência, simplesmente por serem meninas. Essas barreiras se caracterizam por abusos, violências, discriminações, casamento precoce, gravidez e abandono escolar. Como resultado dos esforços da Plan para mobilizar governos e Estados sobre o tema, em 2012 a ONU instituiu em Assembleia Geral, o Dia Internacional da Menina, estabelecido no dia 11 de outubro.

Serviço:

Dia Internacional da Menina / Distribuição da Cartilha “Quanto Custa?”

11 de outubro às 16h

MASP (Museu de Arte de São Paulo) – Avenida Paulista, 1578. São Paulo/SP

Sessão do filme India’s Daughter (Filha da Índia)

11 de outubro às 19h

Martilha Cultural – Rua Rêgo Freitas, 542 – República. São Paulo/SP

Entrada gratuita. Retirada dos ingressos a partir das 18h30

da Redação A Toupeira

Filed in: Saia da Toca Tags: , , , , ,

You might like:

“1923”: Paramount+ divulga trailer oficial da nova temporada “1923”: Paramount+ divulga trailer oficial da nova temporada
No almoço de domingo, que tal servir Espaguete ao Pesto? No almoço de domingo, que tal servir Espaguete ao Pesto?
ET de Varginha 29 anos: livros para celebrar o mais famoso evento ufológico do Brasil ET de Varginha 29 anos: livros para celebrar o mais famoso evento ufológico do Brasil
Lançamento “MIS Experience 360º” em Boituva Lançamento “MIS Experience 360º” em Boituva
© 1703 AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.