No próximo domingo (11) é comemorado o Dia Internacional da Menina e, para marcar a data, a Plan International Brasil irá realizar ação em São Paulo, no vão do MASP.
Serão distribuídas cartilhas da campanha “Quanto Custa?”, de conscientização sobre a violência sexual contra meninas, com informações sobre como identificar e denunciar esse tipo de agressão. Logo em seguida, haverá sessão do filme “India’s Daughter” (Filha da Índia), na Martilha Cultural.
O filme está sendo exibido no Brasil como parte da campanha “Quanto Custa?”, promovida pela Plan International Brasil, organização humanitária internacional pelos direitos da criança e do adolescente. Em nota oficial, a Plan destaca dados do IPEA, que estimam que todos os anos no Brasil 500.000 mulheres são vítimas de estupro e dessas 70% são crianças e adolescentes. Segundo especialistas, a realidade é muito pior, ao se considerar que somente 10% dos casos são notificados.
“India’s Daughter”, de Leslee Udwin, mostra como o estupro coletivo de uma jovem na Índia detonou uma onda de indignação contra a violência contra as mulheres naquele país. Censurado na Índia, o filme está sendo exibido em sessões gratuitas em locais alternativos em todo o Brasil – qualquer pessoa pode requisitar uma sessão, sem custo.
“A violência sexual é a mostra mais clara das consequências de um modelo cultural machista, onde os homens se sentem no direito de usar o corpo da mulher, transformando-o num objeto do desejo e de propriedade do homem”, afirma Viviana Santiago, especialista em identidade de gênero da Plan International Brasil.
Qualquer um pode participar da campanha “Quanto Custa a Violência Sexual contra as Meninas?”, e colaborar para a mobilização e engajamento do Brasil para um grande debate sobre as diversas consequências da cultura machista existente no País. Mais informações sobre a campanha na página do Facebook.
Sobre o Dia da Menina
A Plan International, organização humanitária sem fins lucrativos, de origem inglesa e atuando há 76 anos no mundo, lançou em 2011 a campanha mundial “Por Ser Menina”, com o objetivo de promover os direitos das meninas e contribuir para tirar milhões delas da zona de pobreza, por meio da educação e do desenvolvimento de habilidades. As meninas enfrentam barreiras únicas para a sua sobrevivência, simplesmente por serem meninas. Essas barreiras se caracterizam por abusos, violências, discriminações, casamento precoce, gravidez e abandono escolar. Como resultado dos esforços da Plan para mobilizar governos e Estados sobre o tema, em 2012 a ONU instituiu em Assembleia Geral, o Dia Internacional da Menina, estabelecido no dia 11 de outubro.
Serviço:
Dia Internacional da Menina / Distribuição da Cartilha “Quanto Custa?”
11 de outubro às 16h
MASP (Museu de Arte de São Paulo) – Avenida Paulista, 1578. São Paulo/SP
Sessão do filme India’s Daughter (Filha da Índia)
11 de outubro às 19h
Martilha Cultural – Rua Rêgo Freitas, 542 – República. São Paulo/SP
Entrada gratuita. Retirada dos ingressos a partir das 18h30
da Redação A Toupeira