Na noite de ontem, 27 de junho, a dupla formada por Karin Martins e Rachel Luz estreou, no Teatro Viradalata – localizado no bairro Sumaré da capital paulista –, o projeto “2K”. Com uma proposta intimista, o show traz músicas autorais das cantoras/compositoras, e versões novas de títulos da MPB, assim como de faixas gravadas por elas junto a outros artistas de renome.
Ambas contam com uma carreira previamente estabelecida, e trazem o melhor de suas trajetórias solo ao palco durante a apresentação. Com uma química muito rica entre as duas, o duo tem uma boa harmonia de vozes, e equilibra-se entre a voz grave de Karin e a aguda de Rachel.
A química também se estende ao público, pois a dupla tem uma presença de palco boa, e a atmosfera do espetáculo cria uma relação íntima entre plateia e artistas, com interações envolvente entre os lados durante todas as interpretações.
A principal temática do show é identidade: em músicas que falam diretamente sobre isso – como “Epitáfio”, da banda Titãs –, nas faixas que tratam sobre amor – como “Boa Noite” do cantor Djavan –, e até na leitura de uma poesia da cantora Karin durante a apresentação, os temas da identidade, auto-compreensão e amor próprio, permearam a noite.
Tal escolha faz muito sentido nessa nova etapa em que a dupla, apesar de já ter uma voz própria, está criando uma nova voz conjunta para apresentar ao público – visto que as duas já têm uma amizade musical há tempos, e justamente desta nasceu a ideia do projeto.
O projeto “2K” não é uma mega-produção, nem conta com modernos recursos tecnológicos para atrair a atenção dos espectadores – o que nem seria o caso no tipo de proposta apresentada. O que se vê no palco é um duo formado por cantoras / compositoras, tocando seus violões e carrons, numa atmosfera intimista e descontraída.
Ainda assim é um projeto de grande potencial, que deve agradar os fãs do gênero. E se as artistas continuarem a apresentar seu trabalho no mesmo nível de sua estreia, há de se ouvir muito desse duo nos próximos tempos.
por Ícaro Marques – especial para A Toupeira