You are here: Home // De Tudo um Pouco, Direto da Toca, Saia da Toca // Direto da Toca: Fomos à Bett Educar 2025 conhecer os novos Kits de Robótica da LEGO no estande da Educacional

Direto da Toca: Fomos à Bett Educar 2025 conhecer os novos Kits de Robótica da LEGO no estande da Educacional

Só o melhor é bom o suficiente

A convite da Agência Drone (obrigada, Leandro Teles), fomos conhecer o estande da Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, da Positivo Tecnologia, na Bett Educar 2025 e tivemos uma experiência surpreendente com o novo Kit de Robótica LEGO Education Ciências.

A novidade que será distribuída a partir do segundo semestre de 2025 atende a uma ampla faixa etária, com produtos voltados a alunos do 1º ao 9º ano. A proposta é transformar o ensino de Ciências (matéria muitas vezes vista com certa desconfiança por parte dos estudantes) nas escolas.

Para isso, entram em cenas a marca LEGO e suas aclamadas pecinhas plásticas que se conectam, e vem encantando gerações. O início de tudo se deu em 1932, quando o carpinteiro dinamarquês Ole Kirk Kristiansen criou a primeira figura para seus filhos: um pato.

A partir daí, o que começou como uma distração para as crianças que haviam perdido a mãe recentemente, acabou como uma das maiores potências no mercado mundial de brinquedos, tornando-se objetos de desejo não apenas dos pequenos, mas de muitos adultos que passaram a enxergar seus kits como peças de colecionador.

Não existe pato errado

Nossa visita ao estande foi monitorada pelo porta-voz da marca no Brasil, Jonathan Alan, que nos propôs um desafio aparentemente simples, mas que carrega uma complexidade inesperada em sua concepção: a partir de seis peças de LEGO, montar um pequenino pato, no tempo máximo de um minuto.

Ao término desses sessenta segundos (que passam voando!), os resultados são os mais diversos – ainda que todos participantes tenham as mesmas peças e orientações. Assim como são variadas as descobertas e percepções.

No meu caso, confirmei o que eu já sabia, após anos de prática jogando Escape Games ao lado de colegas jornalistas da Equipe Escapers Divertidos: Até consigo trabalhar sob pressão, mas alcanço resultados melhores quando tenho mais tempo para executar as tarefas.

O que significa que, após um minuto, meu patinho nasceu com um olho só (porque coloquei a peça de outra maneira que não a “usual”), com um bico que não seria funcional, entre outras peculiaridades.

Mas, ao chegar em casa e recolocar as peças no que seriam os “locais certos”, percebi que, embora “perfeito”, ele não era mais o patinho que eu criei. Remontei como originalmente, pensando na frase dita por Jonathan (“Não existe pato errado”) e me deixei inspirar por Lady Gaga, quando canta em trecho de “Born this way”: “Alegre-se e ame-se hoje, pois, baby, você nasceu assim!”.

Quem diria que montar uma figura de LEGO renderia reflexões tão profundas?

Brincar Bem (e Aprender Melhor)

O nome LEGO é uma abreviação de duas palavras dinamarquesas – leg godt – que significam “brincar bem”. Mas, além da óbvia ideia de diversão, a marca também oferece a oportunidade de expandir conhecimentos, aumentar habilidades e até mesmo melhorar relações interpessoais.

Os Kits de Robótica LEGO Education Ciências dão aos alunos não só a sempre bem-vinda oportunidade de criar coisas, mas também de entender a importância de se trabalhar em grupo, escutar opiniões alheias e aprimorar resultados a partir de cada participação individual.

E o mais interessante é como tudo continua parecendo relevante, mesmo que não sejamos exatamente o público-alvo do produto. Eu já passei pelo 9º ano (maior classificação indicada nos kits) há muito tempo – talvez mais do que eu gostaria – e confesso ter ficado verdadeiramente animada com todas as propostas – sendo as mais simples, as que mais me cativam.

Os professores que forem trabalhar com esse material também terão à disposição 120 aulas (inicialmente, todas voltadas ao ensino de Ciências), cujo conteúdo poderá ser exibido em sala de aula, com todo aporte necessário para entender as necessidades de cada aluno.

Ao término de nosso encontro, me veio a lembrança de uma frase de Albert Einstein: “A imaginação é mais importante que o conhecimento, porque o conhecimento é limitado, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro”.

Que incrível a possibilidade de unir esses dois pilares tão fundamentais em nossas vidas – imaginação e conhecimento – e gerar algo tão formidável assim.

Ainda dá tempo de ver de pertinho essa e outras novidades na Bett Educar. O evento voltado a professores e profissionais da área de ensino segue aberto ao público neste feriado de 1º de maio, até às 19h e pode ser acessado de forma gratuita. Basta fazer seu cadastro no site oficial.

Crédito das fotos: Angela Debellis.

por Angela Debellis

comment closed

Copyright © - 2008 A Toupeira. Todos os direitos reservados.