Nesta sexta-feira 29 de junho, tive a oportunidade de assistir à premiação do BIG Festival 2019. O evento, em sua sétima edição, tem como objetivo alavancar a cena Indie, particularmente brasileira.
Para isso foram selecionados 54 jogos, divididos em 13 categorias, além da seleção por voto popular. Em conjunto com a premiação, também houve a entrega de mais dois prêmios promovidos por entidades externas, mas ligados ao BIG Festival: o prêmio do Nordic Game Discovery Contest, que levará os games escolhidos para participar da conferência Nordic Game – promovedora da competição –, e para a etapa internacional do campeonato; e o Humble BIG New Talent Award, promovido pela empresa Humble Bundle, e tem como objetivo oferecer a oportunidade ao estúdio contemplado produzir um game para ser publicado pelo selo Humble Original.
A vitória representa para os estúdios vencedores uma forma de aumentar sua reputação, e de se projetar para as empresas que apoiaram o evento. Além disso os contemplados com os prêmios de “Melhor Jogo: América Latina” e “Melhor Jogo: Internacional” ainda levaram um prêmio de R$5000,00, e o vencedor da categoria “Melhor Jogo: Brasil” levou, além do prêmio em dinheiro, R$50000,00 em divulgação e marketing no site IGN Brasil.
Os vencedores deste ano em suas respectivas categorias foram:
- Melhor Gameplay: Jumpgrid (Ian MacLarty), Austrália
- Melhor Narrativa: Forgotton Anne (ThroughLine Games), Dinamarca
- Melhor Arte: Gris (Nomada Studio), Espanha
- Melhor Jogo de Estudante: Burning Daylight (Miyu Distribution), França
- Melhor Jogo Big Brands: Authentic Game Oficial (Little Giants Studio), Brasil
- Melhor Jogo Infantil: It’s Paper Guy! (The Paper Team), França
- Melhor Jogo de Realidade Aumentada e Virtual: Moss (POLYARC GAMES), Estados Unidos
- BIG Impact – Questões Sociais Marie’s Room (Like Charlie), Bélgica
- Melhor Som: Unheard (NEXT Studios), China
- Big Impact – Melhor Jogo da Diversidade: Huni Kuin: Yube Baitana (Bobware/Beya Xinã Bena), Brasil
- BIG Impact – Melhor Jogo Educacional: Cidade em Jogo (Fundação Brava e Flux Games), Brasil
- Melhor Jogo Mobile: Starlit On Wheels (Rockhead Studios), Brasil
- Melhor Multiplayer: Spitlings (Massive Miniteam GmbH), Alemanha
- Inovação: Pixel Ripped 1989 (Arvore Immersive Experiences), Brasil
- Melhor Jogo Brasileiro: Adore (Cadabra Games), Brasil
- Melhor Jogo Latino-americano: Quantum League (NGD Studios), Argentina
- Melhor Jogo: Gris (Nomada Studio), Espanha
Além dos vencedores das categorias do próprio festival, os vencedores dos prêmios adjuntos:
- Humble BIG New Talent Award: Space Routine (Menic Games), Argentina
- Nordic Game Discovery Contest: Grashers (Pink Array), Brasil
E por fim o vencedor por voto popular: Spaceline Crew (Coffeenauts), do Brasil.
O BIG Festival ainda continua hoje e amanhã, e todos os jogos que competiram estão expostos para jogar e experimentar.
Acompanhe nossa cobertura especial aqui no A Toupeira.
Crédito das fotos: Ícaro Marques.
por Ícaro Marques – especial para A Toupeira