A conhecida trama de “Romeu e Julieta” é, para muitos, uma das tristes histórias de amor da literatura mundial. Mas, o que teria acontecido se o infortunado encontro dos jovens apaixonados tivesse um final mais feliz?
Isso é o que vamos descobrir com a peça “Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta”, na qual os queridos personagens criados por Mauricio de Sousa assumem ao papéis dos vistos na obra clássica de William Shakespeare.
Passada na cidade italiana de Verona, a narrativa tem como protagonistas Julieta Monicapuleto e Romeu Montéquio Cebolinha. O casal terá que lutar contra a rivalidade de gerações que transforma suas famílias em inimigas declaradas, para que possam viver sua história repleta de amor (e algumas coelhadas, em caso extremo de necessidade, é claro!).
A adaptação teve seu lançamento em 1979, com direito a LP e encarte em forma de livro contendo todas as músicas criadas especialmente para o espetáculo. Com algumas alterações de ritmo, mas mantendo a essência primordial, a trilha é mantida nesta, que será a última vez que a peça será encenada nos palcos.
O texto também permanece quase intocado, havendo poucas mudanças – talvez com o intuito de trazê-lo mais próximo à atualidade. Como exemplo, sai um torneio de bolinhas de gude – ponto importante da história – para a entrada de uma partida de futebol. Nada que prejudique a experiência de quem conhece a proposta original.
O elenco bastante entrosado – como é padrão em trabalhos propostos pela Mauricio de Sousa Produções – consegue dar vida aos personagens e encantar o público de todas as idades. Na sessão em que compareci com colegas jornalistas, era fácil ver sorrisos nos rostos de pessoas da plateia: da criança que, com seu coelho Sansão de pelúcia nos braços, acenava para a Mônica sobre o palco, à senhora sorridente que, aproveitando o intervalo entre os atos, fez questão de eternizar o momento em uma selfie com a neta.
Para coroar a experiência, e com a mesma simpatia que lhe é peculiar, o pai da turminha, Mauricio de Sousa, esteve presente para conferir o espetáculo com os fãs, atendeu a inúmeros pedidos de fotos e mostrou que, mesmo após tantos anos, continua se divertindo com suas criações.
Para mais informações e compra de ingressos, acesse o site oficial: www.monicaromeuejulieta.com.br.
por Angela Debellis