Primeiro longa de ficção da diretora Marcela Lordy, “O Livro dos Prazeres” é uma livre adaptação da obra “Uma Aprendizagem ou Livro dos Prazeres”, de Clarice Lispector, uma das mais importantes escritoras em língua portuguesa do século XX.
Uma coprodução Brasil-Argentina, entre bigBonsai, Cinematográfica Marcela, Rizoma Films, República Pureza e Canal Brasil, o filme traz para os tempos atuais a narrativa do livro publicado em 1969.
No ano do centenário de Clarice Lispector, o longa foi selecionado para a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que acontece entre 22 de outubro a 04 de novembro, na competição Novos Diretores, e também para a Competição Oficial do Festival de Vitória de 24 a 29 de novembro.
Ainda no contexto das comemorações e eventos que marcam os 100 anos da escritora, o filme e a diretora farão parte de um Colóquio Internacional promovido pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de São Paulo nos dias 19, 20 e 21 de outubro, numa mesa com a psicanalista Maria Lucia Homem – Mesa 12, Clarice no Cinema, dia 21 de outubro, das 15h45 às 16h30.
“O Livro dos Prazeres” acompanha Lóri (Simone Spoladore), uma professora que vive a monotonia de uma rotina de trabalho e relacionamentos furtivos até que conhece Ulisses (Javier Drolas), um professor de filosofia argentino, egocêntrico e provocador.
É com ele que Lóri aprende a amar enfrentando sua própria solidão. Uma jornada de investigação íntima, de cara a cara com a angústia e a dor, numa trajetória só possível pelo encontro, troca e aprendizado entre os dois.
A distribuição no Brasil é da Vitrine Filmes.
da Redação A Toupeira