Elefantes: Em Nome da Liberdade, o novo documentário da National Geographic que estreia no sábado, 27 de junho, às 21h, leva a audiência em uma viagem fascinante pela Tailândia para conhecer a cruel realidade dos elefantes dessa região. A produção convida o público a uma missão inesquecível de resgate com a atriz e diretora Ashley Bell e uma equipe liderada pela conservacionista Lek Chailer.
Como parte da estreia deste documentário, Antonio de la Torre – explorador da National Geographic, biólogo, pesquisador e conservacionista mexicano – compartilhou algumas dicas para aprender mais sobre os elefantes e contribuir para a conservação dessa fascinante espécie em extinção. De la Torre está colaborando em um grande projeto para estudar os movimentos de elefantes na Península da Malásia, a fim de melhorar as estratégias de conservação para a espécie na natureza.
Atualmente, os elefantes enfrentam ameaças significativas:
A destruição e fragmentação de seu habitat causada pelo aumento da população humana e pela transformação de florestas para cultivo e construção de estradas.
Outra grande ameaça é o conflito entre elefantes e pessoas e, como consequência, muitos elefantes são envenenados quando entram em áreas de cultivo.
Existe uma indústria perigosa de turismo selvagem que tem elefantes como protagonistas de espetáculos acrobáticos e atividades de montaria. Para fazer parte dessas atrações, os animais são isolados de seus grupos sociais, mal alimentados e submetidos a treinamento violento, baseado em punição, para sua domesticação.
Dicas para ajudar na conservação dos elefantes:
Evitar locais onde há atrações onde os elefantes são submetidos a acrobacias, jogam futebol, transportam turistas ou tomam banho com eles.
Escolher lugares onde eles não são forçados a ser uma atração turística e são mantidos em boas condições. Existem santuários onde é possível caminhar com elefantes e tirar fotos. Muitos desses espaços funcionam como locais de resgate de elefantes que foram explorados em campos de madeira para o transporte de madeira e outros lugares onde eles trabalhavam como atração turística.
Ao visitar lugares para observar elefantes na natureza você não apenas combate o turismo de exploração, mas também apoia as comunidades locais e ajuda a manter o habitat dessa espécie.
Veja documentários, séries e outros conteúdos audiovisuais que te ajudem a conhecer a realidade das espécies e entender o contexto de onde elas vêm. A divulgação de informações ajuda a mudar a perspectiva e evitar práticas prejudiciais.
Curiosidade: Você sabia que os elefantes são de grande importância dentro do ecossistema porque ajudam a manter as florestas através da dispersão de sementes? Depois de se alimentarem de frutas e plantas, eles dispersam sementes a vários quilômetros de distância, regenerando áreas desmatadas.
da Redação A Toupeira