“Elefantes: Em Nome da Liberdade”: Documentário chega ao National Geographic. Confira curiosidades

Elefantes: Em Nome da Liberdade, o novo documentário da National Geographic que estreia no sábado, 27 de junho, às 21h, leva a audiência em uma viagem fascinante pela Tailândia para conhecer a cruel realidade dos elefantes dessa região. A produção convida o público a uma missão inesquecível de resgate com a atriz e diretora Ashley Bell e uma equipe liderada pela conservacionista Lek Chailer.

Como parte da estreia deste documentário, Antonio de la Torre – explorador da National Geographic, biólogo, pesquisador e conservacionista mexicano – compartilhou algumas dicas para aprender mais sobre os elefantes e contribuir para a conservação dessa fascinante espécie em extinção. De la Torre está colaborando em um grande projeto para estudar os movimentos de elefantes na Península da Malásia, a fim de melhorar as estratégias de conservação para a espécie na natureza.

Atualmente, os elefantes enfrentam ameaças significativas:

A destruição e fragmentação de seu habitat causada pelo aumento da população humana e pela transformação de florestas para cultivo e construção de estradas.

Outra grande ameaça é o conflito entre elefantes e pessoas e, como consequência, muitos elefantes são envenenados quando entram em áreas de cultivo.

Existe uma indústria perigosa de turismo selvagem que tem elefantes como protagonistas de espetáculos acrobáticos e atividades de montaria. Para fazer parte dessas atrações, os animais são isolados de seus grupos sociais, mal alimentados e submetidos a treinamento violento, baseado em punição, para sua domesticação.

Dicas para ajudar na conservação dos elefantes:

Evitar locais onde há atrações onde os elefantes são submetidos a acrobacias, jogam futebol, transportam turistas ou tomam banho com eles.

Escolher lugares onde eles não são forçados a ser uma atração turística e são mantidos em boas condições. Existem santuários onde é possível caminhar com elefantes e tirar fotos. Muitos desses espaços funcionam como locais de resgate de elefantes que foram explorados em campos de madeira para o transporte de madeira e outros lugares onde eles trabalhavam como atração turística.

Ao visitar lugares para observar elefantes na natureza você não apenas combate o turismo de exploração, mas também apoia as comunidades locais e ajuda a manter o habitat dessa espécie.

Veja documentários, séries e outros conteúdos audiovisuais que te ajudem a conhecer a realidade das espécies e entender o contexto de onde elas vêm. A divulgação de informações ajuda a mudar a perspectiva e evitar práticas prejudiciais.

Curiosidade: Você sabia que os elefantes são de grande importância dentro do ecossistema porque ajudam a manter as florestas através da dispersão de sementes? Depois de se alimentarem de frutas e plantas, eles dispersam sementes a vários quilômetros de distância, regenerando áreas desmatadas.

da Redação A Toupeira

Filed in: TV

You might like:

Sugestões de presente para o Dia dos Namorados – Brasil Cacau apresenta chocolates para a data Sugestões de presente para o Dia dos Namorados – Brasil Cacau apresenta chocolates para a data
Batida de saquê com leite fermentado da Água Doce para o fim de semana Batida de saquê com leite fermentado da Água Doce para o fim de semana
Petlove celebra 25 anos com evento de adoção em nova loja conceito na Oscar Freire, em São Paulo Petlove celebra 25 anos com evento de adoção em nova loja conceito na Oscar Freire, em São Paulo
“Era imperativo para mim que tudo fosse feito do ponto de vista da Amy”, afirma roteirista de “Back to Black” “Era imperativo para mim que tudo fosse feito do ponto de vista da Amy”, afirma roteirista de “Back to Black”
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.