“Frankenstein”, clássico de 1931, ganha sessão gratuita com debate científico no MIS

Neste domingo, 19 de maio, às 16h, o MIS realiza mais uma edição do CineCiência, com exibição do clássico filme de 1931 “Frankenstein”.

Após a sessão, haverá um debate com presença da socióloga da cultura Laura Trachtenberg Hauser e mediação de José Luiz Goldfarb, que abordarão a criação na ciência e tecnologia e suas consequências para a sociedade. O evento é gratuito e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do museu.

Baseado no livro homônimo de Mary Shelley, “Frankenstein” acompanha Henry Frankenstein (Colin Clive), um cientista louco, que vagueia à noite pelo cemitério na companhia de Fritz (Dwight Frye), um anão corcunda que é seu assistente.

Frankenstein procura mortos e costura partes de diversos cadáveres para fazer um único homem, mas para dar vida a este ser monstruoso, um cérebro é necessário. Assim, ele manda Fritz para o departamento médico de uma universidade, onde o corcunda busca por cérebros para seguir com o experimento.

Sobre o CineCiência

O CineCiência é um programa mensal do MIS – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo – que conta com debates sobre filmes que abordam temas científicos.

A cada edição, há a discussão em torno de um clássico, comentado por um especialista na área científica em questão, sempre com mediação de José Luiz Goldfarb, coordenador do projeto. Em 2024, o projeto voltou com as sessões presenciais depois de um período sendo realizado de forma remota.

Sobre a debatedora

Laura Trachtenberg Hauser é sócia-fundadora da In_Site Research, empresa de pesquisa especializada em temas de tecnologia com foco em sociedade e cultura; e da LTH, empresa de consultoria, desenvolvimento de conteúdo e divulgação de temas que conectam inovação e sociedade.

Doutoranda do departamento de Comunicação e Semiótica da PUC-SP, pesquisa atualmente temas relacionados às tecnologias da comunicação e informação e seus impactos na sociedade.

Graduada em História pela Universidade Panthéon-Sorbonne e mestre em Sociologia da Cultura pela Universidade Sorbonne-Nouvelle, possui curso de extensão universitária em Tecnologia de Mercado na Era Digital pelo Instituto Holon de Tecnologia de Israel.

Sobre o mediador

José Luiz Goldfarb possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Filosofia e História da Ciência pela McGill University, no Canadá, e doutorado em História da Ciência pela USP. Atualmente, é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), diretor da EDUC e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP. É coordenador do projeto #CineCiência, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo.

Serviço:

CineCiência – Frankenstein

19 de maio às 16h

Auditório LabMIS | Museu da Imagem e do Som – MIS

Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo / SP

Ingresso: gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)

Classificação indicativa: 12 anos

da Redação A Toupeira

Filed in: Cinema, Saia da Toca

You might like:

Cinépolis anuncia parceria com Disney no Combo Júnior “Divertida Mente 2” Cinépolis anuncia parceria com Disney no Combo Júnior “Divertida Mente 2”
Maneva se apresenta em São Paulo Maneva se apresenta em São Paulo
GNT abre inscrições para a plateia do “Que história é essa, Porchat?” GNT abre inscrições para a plateia do “Que história é essa, Porchat?”
Dia do Luto: Dois livros infantis para falar sobre o assunto com crianças Dia do Luto: Dois livros infantis para falar sobre o assunto com crianças
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.