
Crédito: Divulgação
Entender e refletir sobre os significados do Pai-Nosso são as propostas principais do livro “A oração que Deus responde”, escrito pelo mestre em Ciência da Religião e doutor e pós-doutor em História Social, Magno Paganelli. O livro do selo Acaz Editorial, do Grupo Citadel Editorial, convida o leitor a se aprofundar na demonstração mais universal de fé.
Será que Deus responde a todas as orações que lhe são dirigidas? Ou há pré-requisitos para isso? Se Deus é Onisciente, por que orar? Se ele é imutável, a nossa oração pode mudar seus planos? Essas são perguntas que requerem uma resposta segura e a presente obra analisa que o “Pai-Nosso” serve como arcabouço para as orações mais imersivas.
A partir desta oração, conforme o autor, Jesus dá uma dica de quais são os assuntos que devem receber maior atenção, mesclando entre o encontro reservado com Deus, mas sem esquecer dos contextos e urgências das pessoas.
Assim, Jesus está mostrando que essa grande e poderosa oração não visa exclusivamente a Deus nem exclusivamente ao homem. Ela é “teocêntrica” (procura a glória de Deus e seu Reino), sem ignorar as necessidades humanas. Neste aspecto, ela é inteligente, e não antropocêntrica, porque fala de necessidades reais, não de vaidades e excessos.
(A oração que Deus responde, p. 46)
O título se apresenta como guia para quem encontra dificuldades ao conversar com Cristo durante a oração. Ensina que o foco deve estar em questões como as necessidades diárias, pecados cometidos, debilidades e os perigos, priorizando o “nós” em vez do “eu”, excluindo sentimentos egoístas.
Além disso, segundo Magno, é possível trilhar quatro caminhos na oração para que o Reino do divino esteja presente no cotidiano: orar pela vida pessoal, pelo casamento e família, pelo bom funcionamento da Igreja, e, por fim, ao bem-estar do país.
“Não cair em tentação” também é ressaltado pelo autor, o que deve ser interpretado como busca por força para superar fraquezas e provações. Resistir aos “testes” fortalece os religiosos, deixando–os mais firmes e próximos de Deus, sendo compensados com vitórias futuras.
O livro ainda oferece espaço para anotações e questionários para auxiliar no entendimento sobre o Pai-Nosso e aumentar a interação com o Senhor, fortalecendo as conexões entre os fiéis e a palavra de Deus. A leitura serve para um entendimento maior sobre os propósitos do Criador e os reais significados desta mensagem tão conhecida e que ultrapassa as fronteiras das religiões.
A intenção é que, ao encerrar a última página, o leitor perceba que esta oração, mesmo quando feita individualmente, deve refletir sobre o coletivo. Uma união com Deus, mas com os pensamentos nos que mais sofrem e nos que solucionam problemas da sociedade.
Ficha Técnica:
Título: A oração que Deus responde – Como entender o papel da oração e aplicá-la em sua vida para ter mais profundidade espiritual e felicidade com Deus
Autor: Magno Paganelli
Editora: Acaz Editorial
ISBN: 978-6550474959
Páginas: 192
Preço: R$ 50
Onde comprar: Amazon
da Redação A Toupeira
comment closed