Em uma busca frenética para provar a inocência de um amigo, o filósofo Fausto questiona os limites da ética e da ciência.
(…) Ignorando a dor no braço pulou para a casa ao lado e se escondeu em um abrigo de gás. Aguardou por algum tempo pensando no que fazer. “Será que estão por perto? Não posso esperar muito.” Fausto se preocupava com o sangue que perdia com o tiro. Apesar de não poder avaliar se estava ou não muito ferido devido à escuridão em que se encontrava naquele abrigo improvisado, conseguiu manter-se pacientemente em seu esconderijo.
(…) Finalmente, o Dr. Charles Smith está prestes a declarar uma grande descoberta na área de métodos alternativos à experimentação animal. Mas um incêndio criminoso em seu laboratório destrói a inovadora pesquisa.
O principal suspeito, Décio Sucla – renomado cientista e proprietário de um grande laboratório que usa cobaias animais – precisa provar sua inocência. Para isso, pede ajuda ao amigo de infância: o filósofo Fausto, amigo de Dr. Smith e defensor dos direitos dos animais.
Assim começa o livro “O Último Teste”, lançamento de Ricardo Laurino. Em uma trama acelerada em que muitos escondem quem realmente são, a obra mostra como os dois amigos e outros personagens envolvem-se em uma verdadeira guerra contemporânea. De um lado, Dr. Sucla e a comunidade científica que defende a realização de testes em animais; do outro, ativistas que estão dispostos a tudo para se fazerem ouvir.
Sequestro, tentativa de assassinato, tráfico de influência, crime e intrigas. É nesse cenário que a história se desenrola e os desdobramentos do seu enredo irão surpreender o leitor em um verdadeiro thriller, que reúne ação, suspense, filosofia, ética, direito animal, ficção científica, com linguagem clara, capítulos curtos e um ritmo frenético.
As considerações filosóficas e argumento éticos contra a experimentação em cobaias não humanas, assim como outras discussões acerca da exploração dos animais, são abordadas de maneira direta e fluída no enredo da obra, instigando o leitor a pensar – talvez, pela primeira vez – sobre o tema.
O prefácio é assinado pelo juiz federal Anderson Furlan, que descreve a obra como “uma instigante trama, com personagens bem delineadas e um enredo eletrizante”. Quem também opina sobre “O Último Teste” é a advogada e doutora em meio ambiente Danielle Tetü Rodrigues, que contribui com o texto da orelha do livro.
Sobre o autor: Ricardo Laurino é profissional de marketing, técnico em publicidade, palestrante, empresário, coordenador SVB Curitiba e coordenador-geral da Mostra Internacional de Cinema Pelos Animais.
Serviço:
Título: O Último Teste
Autor: Ricardo Laurino
Editora: Blanche, 2013
226 páginas
da Redação A Toupeira