You are here: Home // Sem categoria // TV Brasil exibe clássico “Gosto de Cereja” do diretor iraniano Abbas Kiarostami

TV Brasil exibe clássico “Gosto de Cereja” do diretor iraniano Abbas Kiarostami

Em homenagem ao cineasta Abbas Kiarostami que faleceu na última segunda-feira, 04 de julho, a TV Brasil apresenta o drama “Gosto de Cereja”.

A partir da segunda semana de julho, aos domingos, à meia-noite, a emissora exibe a faixa dedicada aos longas iranianos. Com uma seleção que reúne algumas das mais relevantes produções de grandes diretores do Oriente Médio, o “Ciclo de Cinema Iraniano” contempla cinco filmes do país asiático, incluindo dois dramas do consagrado cineasta Mohsen Makhmalbaf: “Gabbeh” e “O Silêncio”.

Ainda formam a sessão o longa “A Maçã”, de Samira Makhmalbaf, filha do diretor Mohsen Makhmalbaf, e o drama “Tempo de Cavalos Bêbados”, do cineasta Bahman Ghobadi, ex-assistente de direção de Abbas Kiarostami.

Gosto de Cereja

Sinopse de “Gosto de Cereja”:

Sr. Badii é um homem de meia idade amargurado que deseja morrer, mas vive em uma sociedade onde o suicídio é considerado abominação. Ele busca conhecer alguém que possa enterrá-lo em buraco e confirmar se ele está mesmo morto.

Dirigindo pelas colinas acima de Teerã, ele conhece diversos personagens: afegãos, curdos, turcos, prisioneiros do deserto, um soldado, um estudante seminarista e o empregado de um museu.

Essas pessoas também vivem mais ou menos à margem da sociedade e recebem a proposta de Badii com reações variadas. Cada um apresenta suas razões para rejeitar a proposta de ajudá-lo nessa atitude: medo, escrúpulos religiosos e repulsa humanista por uma vida deliberadamente desperdiçada.

Vencedor da Palma de Ouro no Festival da Cannes, o drama é considerado a obra-prima do cineasta iraniano Abbas Kiarostami e um dos filmes mais importantes da década de 1990. A narrativa do road movie estimula a reflexão enquanto o protagonista circula pelas paisagens áridas de Teerã.

Serviço:

Ciclo de Cinema Iraniano – “Gosto de Cereja”

De 10 de julho para 11 de julho à meia –noite

Na TV Brasil

da Redação A Toupeira

comment closed

Copyright © - 2008 A Toupeira. Todos os direitos reservados.