“A Semente”, de Gianfrancesco Guarnieri, abre o projeto “Censura em Cena” no Sesc

A Semente SESCFalar de censura é falar de um problema antigo, um ranço histórico, no Brasil e no mundo. Multiforme, ela sempre teve muitas origens e muitas causas, a partir de questões morais ou políticas. Ainda hoje é um assunto que suscita muitos debates.

O teatro brasileiro passou a maior parte de sua existência sob censura, de 1833 a 1897 e de 1930 a 1988. Esta interferência trouxe danos à produção teatral na época e consequências para a atualidade.

Com o intuito de resgatar alguns dos textos proibidos pela censura no País e entender como se deu esta interferência e seu impacto no teatro brasileiro, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc realiza, a partir de 26 de setembro, o projeto Censura em cena, que apresenta, em forma de leituras dramáticas seguidas de debates, seis peças proibidas pela censura do Estado de São Paulo.

O projeto é uma parceria com Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM), grupo de pesquisa coordenado pela Profa. Dra. Maria Cristina Castilho Costa que analisa peças presentes no Arquivo Miroel Silveira, acervo da Escola de Comunicações e Artes da USP que reúne 6.137 processos de censura abertos entre 1930 e 1970 pelo Departamento de Diversões Públicas do Estado de São Paulo e que vem sendo estudado pelo órgão desde 2002.

As leituras dramáticas são uma extensão da pesquisa conduzida pelo OBCOM e são coordenadas pela escritora e dramaturga Renata Pallottini e pelo ator e diretor Roberto Ascar.

As peças a serem encenadas são:

A semente – Gianfrancesco Guarnieri – dia 26/9/2015

Sortilégio – Abdias do Nascimento – dia 14/11/2015

Fundo do poço – Helena Silveira – dia 30/1/2016

Perdoa-me por me traíres – Nelson Rodrigues – dia 19/3/2016

Quarto de empregada – Roberto Freire – dia 21/5/2016

Reportagem de um tempo mau – Plínio Marcos – dia 25/6/2016

Serviço:

Censura em cena: as peças vetadas no Estado de São Paulo

“A semente” – De Gianfrancesco Guarnieri

26 de setembro de 2015. Sábado, das 14h às 18h

Centro de Pesquisa e Formação – CPF Sesc

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar.

Tel: 3254-5600

Recomendação etária: 16 anos. Número de vagas: 60

Grátis. Limitado à lotação do espaço

Inscrições pelo site ou nas unidades do Sesc no Estado de São Paulo

da Redação A Toupeira

Filed in: Saia da Toca Tags: , ,

You might like:

Conheça cinco livros da Editora Colli Books para comprar pelo e-commerce Conheça cinco livros da Editora Colli Books para comprar pelo e-commerce
Comédia “Quem vai ficar com Mário” ganha pôster oficial Comédia “Quem vai ficar com Mário” ganha pôster oficial
“This Is Us”: Após hiato, série retorna para os últimos episódios “This Is Us”: Após hiato, série retorna para os últimos episódios
Florence + The Machine interpreta nova música do filme “Cruella” Florence + The Machine interpreta nova música do filme “Cruella”
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.