Festival “Assim Vivemos” leva 32 produções inéditas ao CCBB do Rio de Janeiro

“Meu marido, Charlie, é autista. Eu sou autista. Anthony é autista. Somos uma família totalmente autista e penso: ‘Isso não é maravilhoso?’”, se diverte a mãe da família aos risos no documentário “Conectados”. Essa história faz parte das 32 produções de 19 países que a oitava edição do Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência exibido no Centro Cultural Banco do Brasil até o dia 28 de agosto.

Com entrada gratuita, o evento ainda traz dois debates nesta semana: “Tecnologia assistiva de ponta” e “Amor e relacionamento”, nos dias 23 e 24, respectivamente.

O elo comum de todas as tramas são a superação e o amor. Na produção “O Olho do Minotauro”, Dennis, um rapaz cego de nascença, sonha em ser escultor: “Nunca vi o mundo com meus olhos e eu não sinto falta porque não faço ideia o que é ser capaz de enxergar. Posso até imaginar como é o mundo ao meu redor”, declara. Inéditos, os documentários trazem narrativas protagonizadas por pessoas com diversas deficiências como síndrome de Down, autismo, paralisia cerebral, atrofia muscular espinhal, deficiência física, visual, auditiva e intelectual.

Na programação, filmes de 19 países: Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Austrália, Suíça, Itália, Espanha, Polônia, Bulgária, Finlândia, Turquia, Ucrânia, Tailândia, Alemanha, Rússia, Índia, Myanmar e Letônia. O evento tem realização do Centro Cultural do Banco do Brasil, patrocínio do Banco do Brasil e do Ministério da Cultura e produção da Lavoro Produções e ainda terá edições no CCBB de Brasília (05 a 17 de setembro) e de São Paulo (20 de setembro a 1º de outubro).

O festival, que segue depois para Brasília e São Paulo, vai premiar o filme mais votado do público nas três cidades, e mais cinco destaques dados pelo Júri, que este ano é composto pela cantora, compositora, bailarina e atriz com deficiência visual, Sara Bentes; pela coreógrafa e bailarina do Grupo Pulsar, Teresa Taquechel, e Wilson Marx, poeta e consultor sobre o tema do autismo.

A programação completa está disponível no site: www.assimvivemos.com.br.

da Redação A Toupeira

Filed in: Cinema, Saia da Toca

You might like:

Confira todas as novidades anunciadas no Tudum: Um evento mundial para fãs Confira todas as novidades anunciadas no Tudum: Um evento mundial para fãs
“Drag Me as a Queen Celebridades”: Cantora e atriz Lelê é a estrela do segundo episódio “Drag Me as a Queen Celebridades”: Cantora e atriz Lelê é a estrela do segundo episódio
“A Bela e a Fera Experience” une entretenimento e gastronomia em São Paulo “A Bela e a Fera Experience” une entretenimento e gastronomia em São Paulo
“The Mandalorian – Arte e Imagens” é novidade da Culturama “The Mandalorian – Arte e Imagens” é novidade da Culturama
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.