“Futuros Possíveis – arte, museus e arquivos digitais” trata de tema inédito

Livro Futuros PossíveisA Editora Peirópolis, a Edusp (Editora da Universidade de São Paulo) e o Itaú Cultural lançam a obra “Futuros Possíveis – arte, museus e arquivos digitais” (Possible Futures – art, museums and digital archives).

Trata-se do primeiro livro brasileiro dedicado à reflexão sobre a preservação da memória e da cultura digital, reunindo especialistas de renome internacional da área de conservação de arte digital e de digitalização de acervos. É também uma obra pioneira internacionalmente, já que nenhum livro até hoje contempla, em um só volume, um espectro tão amplo de questões.

Fruto de seminário realizado na USP em 2012, a obra, organizada por Giselle Beiguelman (FAU-USP) e Ana Gonçalves Magalhães (MAC-USP), conta com artigos de um time de experts nacionais e internacionais que abordam da preservação da arte “nativamente” digital aos processos de conservação de acervos digitalizados, passando pelas estéticas que emergem dos bancos de dados à nova complexidade política e cultural que nasce com a era dos “arquivistas amadores” e das grandes “corporações memorizadoras”, como o Google e o Facebook.

O livro traz textos de curadores de museus como o Whitney, o Reina Sofia e o SFMoMA, além de ensaios de críticos que vêm despontando no cenário internacional como Domenico Quaranta (Itália) e Jose Luis de Vicente (Espanha) e expoentes brasileiros, como Lucas Bambozzi, Gilbertto Prado e Daniela Hanns. São todos eles os autores das intrigantes reflexões sobre as novas dimensões culturais dos processos de produção documental no século 21.

Ficha Técnica:

Título: Futuros Possíveis – arte, museus e arquivos digitais

Organizadores: Ana Gonçalves Magalhães e Giselle BeiguelmanI

Páginas: 648

Edição: 1

Ano de edição: 2014

Formato: 18x23cm

ISBN 978-85-7596-346-3

Preço: R$ 69,00

Bilíngue : Inglês/ português

da Redação A Toupeira

Filed in: Livros Tags: , , ,

You might like:

Música Sacra e Profana no programa “Tardes Musicais” da Fundação Ema Klabin Música Sacra e Profana no programa “Tardes Musicais” da Fundação Ema Klabin
Pré-estreia mundial de “O Exterminador do Futuro: Gênesis” será transmitida ao vivo Pré-estreia mundial de “O Exterminador do Futuro: Gênesis” será transmitida ao vivo
Paramount e Rede Telecine promovem cabine interativa de “O Exterminador do Futuro” Paramount e Rede Telecine promovem cabine interativa de “O Exterminador do Futuro”
James Cameron recomenda “O Exterminador do Futuro: Gênesis” James Cameron recomenda “O Exterminador do Futuro: Gênesis”
© 8957 AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.