Resenha: “O Touro Ferdinando” (livro)

É muito interessante perceber como certas mensagens permanecem com sua importância intocada mesmo após a passagem de vários anos. E o quanto ainda são fundamentais dentro daquilo a se que propõem.

Escrito em 1936 pelo americano Munro Leaf, “O Touro Ferdinando” é um livro de leitura fácil e agradável, que encontrou seu lugar entre o público que acredita na mensagem apaziguadora que ele traz. Além do eficiente texto, a fábula é enriquecida pelas delicadas ilustrações em preto e branco, do também americano Robert Lawson.

Como o título da obra indica, o protagonista da história passada na Espanha, é um jovem touro chamado Ferdinando, que decide ir contra as questionáveis convicções dos que o cercam, de que deveria ter como única meta de vida participar de touradas promovidas em Madrid.

Mas, engana-se quem pensa que para isso ele usa de força bruta ou qualquer tipo de ação mais agressiva: ele é totalmente pacífico e tudo que mais quer é continuar próximo às flores de quem tanto ama sentir o perfume.

À primeira vista simples, a obra carrega uma relevância cada vez maior em tempos que enxergam a paz como uma coisa aparentemente inalcançável. E é essa singeleza de palavras e desenhos, que faz com que o trabalho de Leaf e Lawson continue sendo digno de várias republicações – como a mais atual, que chega às livrarias pela Editora Intrínseca, em lançamento simultâneo à adaptação cinematográfica que estreia nos Brasil nesta quinta-feira, 11 de janeiro (data em que você confere nossa Crítica Completa).

Ficha Técnica:

Título: O Touro Ferdinando

Título Original: The Story of Ferdinand

Autor: Munro Leaf

Ilustrações: Robert Lawson

Tradução: Flora Pinheiro

Editora: Intrínseca

Páginas: 72

Capa: Dura

Preço: R$ 39,90

ISBN: 978-85-5100-265-0

por Angela Debellis

Filed in: Livros

You might like:

Culturama lança “O Essencial do Zé Carioca: Celebrando os 80 Anos da sua Estreia” na Bienal Culturama lança “O Essencial do Zé Carioca: Celebrando os 80 Anos da sua Estreia” na Bienal
“Minions 2: A Origem de Gru” é a maior abertura de animação dos últimos dois anos “Minions 2: A Origem de Gru” é a maior abertura de animação dos últimos dois anos
“Origami”, livro de Maíra Carvalho, ganha sessão de autógrafos na Bienal do Livro “Origami”, livro de Maíra Carvalho, ganha sessão de autógrafos na Bienal do Livro
Grace Gianoukas comemora 40 anos de carreira com o Espetáculo “Grace Em Revista” Grace Gianoukas comemora 40 anos de carreira com o Espetáculo “Grace Em Revista”
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.