Resenha: “Sete Minutos Depois da Meia-Noite” (livro)

sete-minutos-depois-da-meia-noite-capa-livroDesde que consigo me lembrar, sempre fui uma leitora voraz e eclética, o que significa que em bons anos já vividos, li as mais diversas obras, sempre com a mesma paixão literária. Mas, posso dizer, sem medo de errar, que entre as que me tocaram mais profundamente, agora incluo “Sete Minutos Depois da Meia-Noite”.

À primeira vista, perto de outros títulos de sucesso da atualidade, o livro escrito pelo americano Patrick Ness é pequenino – apenas 160 páginas – mas ao término da leitura é fácil perceber que ele tem o tamanho ideal para contar uma história repleta de sensibilidade. O texto é baseado nas ideias da escritora britânica Siobhan Dowd, falecida em 2007, aos 47 anos, vítima de câncer de mama.

Conor O’Malley é um garoto de 13 anos que vê na doença terminal de sua mãe a fonte de seus piores pesadelos. Abandonado pelo pai aos 5 anos, sofrendo bullyng na escola e tendo que encarar a possibilidade de viver com uma avó com quem não tem um bom relacionamento, acaba, involuntariamente invocando “um monstro”, que pode ser descrito – ainda que de maneira bastante simplória – como um “Homem-Árvore”.

Esse inusitado encontro entre o menino e a criatura será o ponto de partida para uma profunda e necessária reflexão sobre as grandes verdades da vida. Sobre nossa postura perante os momentos em que não existe nada que possamos fazer para amenizar uma inevitável e iminente dor, o medo atávico que sentimos perante o desconhecido, a ciência de que devemos continuar em frente apesar de tudo.

Hoje tive a oportunidade de assistir à adaptação cinematográfica do título. Ao término da exibição, me permiti alguns instantes em silêncio, sentada na sala de cinema, para controlar as lágrimas que caíam em profusão. Saí com a ideia de que talvez demorasse para ter coragem de me deixar levar pelas páginas da obra original, mas algumas horas depois, me peguei adentrando novamente no mundo de Conor, para mais uma leva de emoções.

E foi com muita satisfação que vi o quanto o texto foi respeitado, as passagens mais importantes, até mesmo os diálogos fundamentais. Como leitora e cinéfila, posso afirmar que estou feliz com o resultado.

O filme chega aos cinemas brasileiros em 05 de janeiro de 2017, data em que você confere nossa Crítica Completa. O livro já está disponível nas livrarias. Ambos são imperdíveis.

Ficha Técnica:

Título: Sete Minutos Depois da Meia-Noite

Título Original: A Monster Calls

Autor: Patrick Ness

Editora: Novo Conceito

Páginas: 160

Formato: 16cm x 23cm

Acabamento: Brochura

ISBN: 978.85.8163.824-9

Preço: R$ 29,90

por Angela Debellis

Filed in: Livros

You might like:

Star+: Tudo sobre “Y: The Last Man” Star+: Tudo sobre “Y: The Last Man”
“Scooby-Doo! Encontra Coragem” acaba de chegar às plataformas digitais “Scooby-Doo! Encontra Coragem” acaba de chegar às plataformas digitais
“Sintonia”: Netflix anuncia data de estreia da segunda temporada da série “Sintonia”: Netflix anuncia data de estreia da segunda temporada da série
Crítica: “Mate ou Morra” Crítica: “Mate ou Morra”
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.