“The Cave”, documentário que concorre ao Oscar 2020, estreia no National Geographic

Do renomado cineasta Feras Fayyad – duas vezes indicado ao Oscar pelo filme “Last Men in Aleppo” – chega à programação do National Geographic em 03 de fevereiro, às 21h, “The Cave”, um relato comovente e cheio de coragem, resiliência e solidariedade. O filme é considerado um dos melhores do ano pelos veículos New York Times, Los Angeles Times, National Public Radio e The Washington Post.

O documentário narra a história de uma Síria devastada pela guerra, onde a segurança e a esperança se encontram embaixo da terra, em um hospital subterrâneo chamado “The Cave”. Ali, uma jovem pediatra, Dra. Amani Ballour, oferece esperança e tratamento a crianças e civis doentes e feridos da região da Guta Oriental.

Em uma sociedade patriarcal e conservadora, que desvaloriza a mulher, a doutora Amani frequentemente é tratada com hostilidade por homens que se recusam a vê-la como uma médica capacitada. Mas ela não se deixa intimidar e dentro da “The Cave” junto com outras mulheres reivindicaram seu direito de trabalhar em pé de igualdade com seus colegas homens.

Ali, arriscam a própria vida para salvar os pacientes e encontrar maneiras de sobreviver em um mundo de crueldade, injustiça e sofrimento. Para a doutora Amani e suas colegas Samaher e doutora Alaa, a batalha que lutam não é só pela sobrevivência, mas também para manter sonhos e esperanças para seu país e para as mulheres.

“Como cineasta sírio, cumpri minha missão jogar luz sobre o povo sírio e as atrocidades que continuam a ser cometidas na minha terra hoje”, disse o diretor Feras Fayyad. “Na Dra. Amani eu vi esperança enquanto testemunhei seu desafio de ir contra os estereótipos e preconceitos que governam a nossa sociedade ao mesmo tempo em que atendia pacientes nas circunstâncias mais terríveis. Sua história precisa ser contada e sou grato à National Geographic por disseminá-la”.

“Desde a estreia de ‘The Cave’ no Festival Internacional de Cinema de Toronto, a Dra. Amani e sua equipe inspiraram críticos e espectadores com sua invencível valentia, sua compaixão e sua força diante de um perigo angustiante”, disse Carolyn Bernstein, Executive Vice President, Global Scripted Content and Documentary Films de National Geographic.

“Contar histórias extraordinárias e que reverberam nos outros está no coração do que fazemos e estamos incrivelmente orgulhosos de compartilhar ‘The Cave’ com a audiência da National Geographic no mundo todo para chamar atenção para a crise humanitária na Síria”, completa.

O filme tem gerado diálogos e discussões em todo o mundo por meio da hashtag #StandWithDrAmani. Existe também um guia de debate desenvolvido para ajudar a fomentar o diálogo sobre os temas apresentados no filme e que podem ser acessados em www.StandwithDrAmani.com.

A National Geographic Documentary Films se compromete a levar ao mundo documentários excepcionais que cubram histórias interessantes, provocativas e relevantes para toda a sociedade, feitos pelos melhores documentaristas do mundo, como “Antes que seja tarde”, “Jane – a mãe dos chimpanzés” e “Free Solo”, este último, ganhador do Oscar de melhor documentário em 2019.

Sobre The Cave

“The Cave” estreou no Toronto International Film Festival, em que ganhou o Grolsch People’s Choice Award e, até o momento já figurou em mais de 30 festivais de cinema de todo o mundo, incluindo o BFI London Film Festival Mill Valley Film Festival, Savannah Film Festival e o International Documentary Film Festival Amsterdam.

Desde seu lançamento, ganhou inúmeros prêmios da indústria, incluindo o International Documentary  Association Award e o Cinema Eye Award.

O documentário foi produzido pela Danish Documentary Films; Kirstine Barfod e Sigrid Dyekjær são as produtoras e Eva Mulvad, Pernille Rose Grønkjær e Mikala Krogh são as produtoras executivas. Para a National Geographic Documentary Films, os produtores executivos são Carolyn Bernstein e Ryan Harrington. Para o canal National Geographic, o produtor executivo é Matt Renner.

da Redação A Toupeira

Filed in: TV

You might like:

Evento on line gratuito ensina a realizar edição em fotografias Evento on line gratuito ensina a realizar edição em fotografias
“Hotel Transilvânia: Transformonstrão” ganha teaser e data de estreia do trailer oficial “Hotel Transilvânia: Transformonstrão” ganha teaser e data de estreia do trailer oficial
McLanche Feliz traz pelúcias da TY Glow in the Dark como novidade McLanche Feliz traz pelúcias da TY Glow in the Dark como novidade
Star+: Novo serviço de streaming chega ao Brasil em 31 de agosto Star+: Novo serviço de streaming chega ao Brasil em 31 de agosto
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.