Theatro Municipal de São Paulo terá programação especial na Semana da Criança

No próximo 12 de outubro, Dia das Crianças, o Theatro Municipal de São Paulo comemora com uma programação especial que se estende até o domingo, dia 17. A Orquestra Experimental de Repertório (OER) e o grupo mineiro Giramundo apresentam um espetáculo de música sinfônica com projeção de imagens animadas, deixando a Sala de Espetáculos do Municipal com ares de cinema.

É como se um filme acompanhasse a música, em que bonecos digitais são animados previamente e sincronizados à performance da orquestra. O repertório traz duas obras, cada qual de um autor, que se convergem pelo fato de terem sido compostas com a intenção de conectar as crianças à música de concerto, sendo alegres, descontraídas e de fácil entendimento.

Sob a batuta do maestro Jamil Maluf, regente titular da Experimental de Repertório, o grupo artístico interpreta a suíte Os Comediantes, de Dmitriy Kabalevsky (1904-1987). Na sequência, e desta vez na companhia do Giramundo, a OER executa Pedro e o Lobo, obra de Sergei Prokofiev (1891-1953) conhecida por aproximar as crianças das diferentes sonoridades de uma orquestra.

A diretora geral do Theatro Municipal Andrea Caruso Saturnino, lembra que a Orquestra Experimental de Repertório tem uma trajetória marcada não só pela formação de novos músicos, mas também pela proposta de repensar o formato tradicional de apresentação orquestral dialogando com o cinema, o teatro e a música popular.

“O público vai poder acompanhar um programa com viés educativo, cheio de inovações e novas linguagens, que instigam os sentidos e as percepções, sem deixar de lado a imaginação”, afirma.

O título de Prokofiev (1891-1953) é conhecido, mas a montagem de Pedro e o Lobo pelo grupo Giramundo e a Orquestra Experimental de Repertório pode ser considerada uma estreia. Ainda que contando com bonecos originais criados por Álvaro Apocalypse em 1994, para esta versão os bonecos foram inteiramente reconstruídos digitalmente.

Esse ineditismo faz do espetáculo o primeiro do repertório do Giramundo realizado sem o uso de bonecos “físicos”, manipulados por marionetistas durante as apresentações. As marionetes originais estarão sendo expostas no Theatro, e o público poderá conferir de perto a inspiração da animação que será projetada durante a execução da peça.

Mesmo incorporando novas linguagens, a produção mantém todos os propósitos educativos da peça original de Prokofiev, escrita em 1936, que associa os instrumentos ou naipes da orquestra a cada um dos personagens da narrativa. A obra foi uma encomenda de Natalya Sats (1903-1993), diretora artística russa que por muitos anos dirigiu teatros para crianças, incluindo o Teatro Musical de Moscou.

Com direção de Marcos Malafaia e Ulisses Tavares e design de bonecos originais de Álvaro Apocalypse, o espetáculo marca a volta do Giramundo a um dos principais palcos paulistanos depois de três décadas e em ano de aniversários: 50 do grupo e 110 do Theatro Municipal de São Paulo.

As apresentações presenciais no Complexo Theatro Municipal de São Paulo, abertas ao público, estão sendo realizadas com capacidade reduzida de até 30% da casa como medida a garantir a segurança das pessoas e o distanciamento entre os assentos.

O Theatro Municipal de São Paulo é um equipamento da Secretaria Municipal de Cultura administrado pela organização social Sustenidos por meio de contrato de gestão firmado com a Fundação Theatro Municipal.

Serviço:

Especial: Semana da Criança

12 de outubro às 11h; 13 de outubro às 19h; 15 de outubro às 19h; 16 de outubro às 17h; 17 de outubro às 11h

Suíte Os Comediantes e Pedro e o Lobo

Concerto Presencial, aberto ao público

Orquestra Experimental de Repertório

Giramundo Teatro de Bonecos

Jamil Maluf, regência

Theatro Municipal de São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, s/nº, Sé – próximo à estação de metrô Anhangabaú

Ingressos: R$ 40 (R$ 20 meia)

Classificação: Livre

Duração: 40 minutos aproximadamente

Bilheteria: em função da pandemia de Covid-19, a bilheteria do Theatro Municipal de São Paulo está fechada por tempo indeterminado. Venda de ingressos exclusiva no site do Theatro Municipal de São Paulo

Manual do Espectador e Informações sobre os protocolos sanitários do Complexo Theatro Municipal: veja os protocolos de segurança do Theatro Municipal no site

da Redação A Toupeira

Filed in: Teatro

You might like:

Crítica: “Ursinho Pooh: Sangue e Mel 2” Crítica: “Ursinho Pooh: Sangue e Mel 2”
Crítica: “Rivais” Crítica: “Rivais”
Crítica: “Plano 75” Crítica: “Plano 75”
Crítica: “La Chimera” Crítica: “La Chimera”
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.