Festival de Cannes: “Gabriel e a Montanha”, de Fellipe Barbosa, terá première mundial

O longa-metragem “Gabriel e a Montanha”, de Fellipe Barbosa, faz sua estreia mundial neste domingo, 21 de maio, durante a programação da Semana da Crítica, prestigiada mostra paralela do Festival de Cannes, na França.

A exibição acontecerá no Espace Miramar, às 11h30m (horário francês), e será acompanhada pelo diretor do filme, pelos atores João Pedro Zappa e Leonard Siampala, pelo produtor-executivo da TvZERO Rodrigo Letier e pela mãe e irmã de Gabriel, Fátima e Nina Buchmann, respectivamente. A produção do filme, que recria a viagem do carioca Gabriel Buchmann pela África, é da TvZERO, Gamarosa Filmes & Damned Films.

Formado em economia, Gabriel Buchmann viajou para a África com o objetivo de analisar de perto a pobreza e se qualificar para um doutorado na UCLA, nos Estados Unidos. No filme, a história real tem roteiro baseado em anotações, e-mails para a mãe e a namorada e entrevistas com pessoas que cruzaram seu caminho na África. Gabriel morreu, em 2009, de hipotermia após decidir subir o Monte Mulanje, pico mais alto do Malawi com mais de três mil metros de altitude, sem a companhia de um guia. Seu corpo foi encontrado dias depois na subida da montanha.

“O significado de uma viagem só pode ser definido após o retorno. Gabriel não teve a oportunidade de retornar. Minha motivação para fazer esse filme foi descobrir o significado da viagem que ficou perdido e compartilhá-lo, que é exatamente o que ele teria feito”, explica Fellipe Barbosa.

Na viagem, também passou por países como Quênia e Tanzânia, sempre preocupado em conhecer as particularidades das comunidades locais, como a tribo dos Massais. Ele gastava entre dois e três dólares por dia e chegou a ajudar amigos que fez nessas regiões, pagando o aluguel mensal da casa de uma família africana com somente 12 dólares.

Ao longo da viagem, Gabriel, interpretado por João Pedro Zappa, se aventura por outras subidas difíceis, como o Kilimanjaro, ponto mais alto do continente africano. Ele também recebe a visita de sua namorada, Cris (Caroline Abras), que estava na África do Sul participando de um seminário sobre políticas públicas e, juntos, viajaram pela Tanzânia e Zâmbia. O principal objetivo do pesquisador era avaliar a miséria de perto.

Este é o segundo longa-metragem de ficção dirigido por Fellipe Barbosa, que esteve à frente do elogiado “Casa Grande” (2014), ganhador do prêmio do público no Festival do Rio. Na competição de longas-metragens, a Semana da Crítica do Festival de Cannes tem a tradição de selecionar cineastas com seus primeiros ou segundos longas.

Neste ano, a mostra paralela terá Kleber Mendonça Filho, diretor pernambucano, como o presidente do júri, que tem a missão de entregar o Grande Prêmio a um dos sete filmes em competição na Semana da Crítica, assim como o prêmio Revelação e o Discovery, este para melhor curta-metragem. Desde 1962, já participaram da Semana da Crítica cineastas como Bernardo Bertolucci, Alejandro González Iñárritu e Guillermo del Toro.

“Estamos empolgados com a participação do filme para o Festival de Cannes, especialmente para a Semana da Crítica, que lançou nomes como Emanuele Crialese, Alejandro Iñarritu e Lucía Puenzo. Já frequentamos a área do mercado no festival e estamos animados com a possibilidade de representar a TvZERO de uma outra perspectiva”, diz o produtor-executivo Rodrigo Letier.

da Redação A Toupeira

Filed in: Cinema

You might like:

Autor brasileiro, Heitor Zen apresenta seu romance de ficção fantástica “Vórtex do Silêncio” Autor brasileiro, Heitor Zen apresenta seu romance de ficção fantástica “Vórtex do Silêncio”
Uma história de esperança para enfrentar os dias escuros Uma história de esperança para enfrentar os dias escuros
“Grandes Hits” – Motivos para assistir à produção “Grandes Hits” – Motivos para assistir à produção
Sessões antecipadas de “O Dublê” começam nesta terça-feira (30) Sessões antecipadas de “O Dublê” começam nesta terça-feira (30)
© 3825 AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.