Crítica: “Frozen 2”

Graças às animações clássicas (em sua esmagadora maioria oriundas dos Estúdios Disney), acabamos nos acostumando ao contentamento de apenas imaginar o que viria após a famosa frase “E viveram felizes para sempre”, mesmo quando esta fica subentendida ao término da produção.

Quando “Frozen – Uma Aventura Congelante” chegou aos cinemas em 2013, houve uma aclamação global que, imagino tenha surpreendido a maior parte do público (e provavelmente da equipe de profissionais responsáveis pela obra). Com uma história bem contada, sem pontas que de fato necessitassem de explicações mais elaboradas, a animação parecia ser uma criação única.

Mas, um sucesso assim estrondoso também significa que a chama de uma sequência foi acesa em algum momento, seja para satisfação dos fãs mais curiosos – e criadores das mais diversas teorias – ou por motivos relacionados a lucros óbvios que serão gerados pela novidade e todo mercado de licenciamentos relacionados a ela.

Sendo assim, “Frozen 2” (Frozen II) chega às telas e traz uma nova história protagonizada por Elsa (voz de Idina Menzel) e Anna (Kristen Bell). Com os personagens principais já pré-estabelecidos no capítulo anterior, a trama ganha força para se passar além dos limites do Reino de Arendelle (cenário majoritário da aventura anterior).

Antes da ação propriamente dita, um flashback da infância das irmãs junto a seus pais, a Rainha Iduna (Evan Rachel Woods) e o Rei Agnarr (Alfred Molina), nos é apresentado, a fim de determinar novas diretrizes para as origens de sua família. E é atrás dessas informações – e após Elsa começar a ouvir uma insistente e enigmática voz lhe chamar – que a dupla (acompanhada do icônico trio Olaf, Kristoff e Swen) segue em direção à chamada Floresta Encantada, local místico de moradia de uma isolada tribo nativa e que carrega mais do que simples mistérios em seus arredores.

Visualmente, a produção dirigida por Chris Buck e Jennifer Lee (que também é roteirista ao lado de Allison Schoroeder) é irretocável. O que já era bonito ganha ares ainda mais imponentes e transforma cada floco de gelo, gota d’água ou chama ardente em algo a ser apreciado em seus mínimos detalhes. Por outro lado, há uma mudança significativa na postura dos personagens que parecem mais maduros e, por consequência, mais sérios e focados, o que faz com que a narrativa não tenha a mesma graça e frescor.

A trilha sonora continua sendo um dos pontos altos da animação e, embora não tenha uma canção que vá marcar época como a aclamada “Let it go” (“Livre estou” na versão nacional), conta com faixas muito boas e que devem agradar o público. Como destaque, a carro-chefe “Into the Unknown” (“Minha Intuição” na versão brasileira) faz as vezes de música “chiclete” cujos acordes continuam a ecoar após o fim da exibição.

O adorável boneco de neve Olaf (voz de Josh Gad / Fábio Porchat) permanece como um dos mais interessantes elementos, com seu ponto de vista bastante reflexivo. E Kristoff (Jonathan Groff) ganha um inesperado e bem-vindo destaque e se firma como uma das melhores criações do mercado de animações da Disney dos últimos tempos – inclusive assumindo o protagonismo de um dos mais excêntricos números musicais.

Mesmo que sempre seja possível criar uma brecha ou encontrar motivos para novas continuações, acredito que a agora franquia “Frozen” não vá se prolongar com a produção de filmes futuros. Com várias respostas – inclusive a novas questões específicas dessa continuação – é possível dizer que a trajetória das herdeiras de Arendelle tenha encontrado seu satisfatório final.

Vale conferir.

por Angela Debellis

*Filme assistido em sessão regular de cinema.

Filed in: Cinema

You might like:

Personagens de “O Mágico de Oz” ilustram ensinamentos em livro para uma vida com mais significado Personagens de “O Mágico de Oz” ilustram ensinamentos em livro para uma vida com mais significado
Nova temporada de “Dr. Death”, protagonizada por Mandy Moore, chega com exclusividade ao Universal+ Nova temporada de “Dr. Death”, protagonizada por Mandy Moore, chega com exclusividade ao Universal+
Team Liquid vence Last Chance Qualifier e se classifica para Major de Rainbow Six Siege na Inglaterra Team Liquid vence Last Chance Qualifier e se classifica para Major de Rainbow Six Siege na Inglaterra
Team Liquid vence o Last Chance Qualifier e garante vaga para o BLAST R6: Major Manchester Team Liquid vence o Last Chance Qualifier e garante vaga para o BLAST R6: Major Manchester
© 5737 AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.