Ainda dá tempo: Fomos à Megaexposição “Terror no Cinema” no MIS

“Você gosta de filmes de terror?” (Pânico)

Por mais que seja um tema controverso, parece correto afirmar que Terror é um dos gêneros cinematográficos mais celebrados, com uma legião crescente e bastante fiel de admiradores.

É para esse público que já gosta do assunto, mas também para quem quer descobrir mais a respeito, que o MIS – Museu da Imagem e do Som, localizado na capital paulista, oferece a Megaexposição “Terror no Cinema”, que teve sua temporada estendida e segue aberta ao público até o dia 18 de fevereiro.

“Alguns segredos devem permanecer escondidos.” (Amigo Oculto)

O grande diferencial se dá pelo fato de que, em plena era dos registros e postagens instantâneas, não é permitida a entrada com celulares ou câmeras no evento, o que torna a experiência realmente imersiva, uma vez que não se perde tempo olhando para telas e aproveita-se por completo o que é oferecido em cada um dos ambientes.

Tal opção pelo sigilo de imagens contribui para a sensação constante de aflição (bem típica de produções do gênero), porque não há como saber previamente o que esperar (a menos que algum visitante anterior tenha soltado spoiler em redes sociais – se for o caso, fuja de informações prévias e aproveite as surpresas, porque vale muito mais a pena).

Mas, é possível falar a respeito e dar algumas dicas para curtir o passeio:

“Que os Jogos comecem!” (Jogos Mortais)

– A exposição é muito bem montada e atende a vários gostos, afinal, o terror é rico em subgêneros bem distintos e quase todos foram lembrados em algum momento.

“Não se trata de ver para crer. Mas de crer para ver.” (O Orfanato)

– O conteúdo é bastante diversificado e abrangente, dando destaque óbvios destaques a grandes clássicos de várias décadas, mas também sobra espaço para obras mais recentes e que, de alguma maneira, acabaram deixando sua marca na memória dos espectadores.

– Diversos objetos cenográficos originais estão expostos, cada um devidamente identificado em plaquinhas com informações sobre eles. O único porém é que, por serem ambientes primordialmente escuros, a leitura dessas informações nem sempre é fácil, mas é possível.

“Que ótimo dia para um Exorcismo!” (O Exorcista)

– Em se tratando de imersão, determinadas salas oferecem experiências exclusivas que colocam o público dentro da ação de aclamados filmes. O que é uma ótima oportunidade de perceber que, por mais que certas atitudes pareçam pouco inspiradas nas narrativas, a coisa é mais complicada quando estamos no lugar dos personagens.

“O Mal é um ponto de vista.” (Entrevista com o Vampiro)

– Na aérea externa da entrada, há um painel com a arte ilustrativa da exposição, algumas placas de direção de caminho e uma parede customizada bastante sugestiva, que poderão servir de cenário para seus registros (lembre-se de que não é possível entrar com o celular ou câmeras nos espaços internos).

– O MIS disponibiliza, gratuitamente, guarda-volumes para deixar seus pertences (mochilas, celulares) em total segurança.

“Todos nós enlouquecemos, às vezes.” (Psicose)

– No balcão da bilheteria, você pode retirar, gratuitamente, seu Manual de Sobrevivência, uma publicação que compila muitas informações relevantes sobre o tema e serve como ótima lembrança do evento.

– A exposição conta com vários lances de escadas e alguns espaços mais estreitos, o que torna difícil a locomoção de pessoas com deficiência.

“Tenha medo. Muito medo.” (A Mosca)

– Caso você não se sinta confortável para conhecer todos os ambientes (o que leva, em média, 45 minutos, dependendo do ritmo de apreciação de cada um), há saídas de emergência que podem ser acessadas com o auxílio dos monitores presentes por todo o percurso.

 – Uma vez que você passa por uma sala, não é possível retornar, devendo seguir em frente para o próximo espaço de exibição / ativação. Ou seja, aproveite para observar detalhes com calma, dando atenção a tudo que é oferecido, porque o material é pra lá de interessante.

 “Eles estão aqui!” (Poltergeist)

– Na saída, há a loja com itens temáticos que conta com produtos incríveis, incluindo camisetas, bolsas, cartões-postais, canecas e adesivos.

Para adquirir seu ingresso, clique aqui. Lembrando que a gratuidade às terças-feiras também vale para o dia 13 de fevereiro (Terça-Feira de Carnaval).

Crédito das fotos: Angela Debellis.

por Angela Debellis

Filed in: Direto da Toca, Saia da Toca

You might like:

Sugestão de Receita Kikkoman: Ratatouille com Shoyu Sugestão de Receita Kikkoman: Ratatouille com Shoyu
Crítica: “O Menino e a Garça” Crítica: “O Menino e a Garça”
Warner Bros. divulga trailer inédito de “Evidências do Amor”, comédia romântica com Sandy e Fabio Porchat Warner Bros. divulga trailer inédito de “Evidências do Amor”, comédia romântica com Sandy e Fabio Porchat
“Borderlands: O Destino do Universo Está em Jogo” ganha trailer e cartazes dos personagens “Borderlands: O Destino do Universo Está em Jogo” ganha trailer e cartazes dos personagens
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.