Al Capone em exposição fotográfica na APM

Ícone da criminologia mundial, Al Capone é tema da exposição fotográfica que será realizada na sede da Associação Paulista de Medicina de 10 de outubro a 24 de novembro.

A exposição, que conta com apoio do Instituto Internacional de Estudos de Política Judiciária (Interpoj) e tem a coordenação do diretor cultural da APM, Guido Arturo Palomba, terá 23 imagens do lendário gângster que contam a história dele por meio de fotos com a família e com membros de sua gangue vindas diretamente de Angri, uma comuna da Itália.

“Capone foi um gângster que deu grande notoriedade à máfia e tornou esse termo um adjetivo da língua portuguesa, usado amplamente para caracterizar um grupo com atuação ilícita, oculta e dentro de uma ordem: máfia da Ceagesp, máfia da Petrobras, máfia da indústria farmacêutica etc. Esta exposição é um privilégio concedido à APM pelo Interpoj, que cedeu a interessante mostra fotográfica”, comenta Palomba.

Nascido em 1899 no bairro do Brooklyn, em Nova Iorque, Estados Unidos, Alphonse Gabriel Capone viveu sua infância e adolescência participando de quadrilhas juvenis e trabalhando para famosos gângsters italianos como Frank Yale.

Reconhecido por chefiar um grupo de criminosos que agiam com contrabando e venda de bebidas durante a Lei Seca entre as décadas de 1920 e 1930, além de controlar informantes, casas de jogos, bordéis, bancas de apostas e clubes noturnos, Al Capone foi nomeado o homem mais importante do ano de 1929 ao lado de Albert Einstein e Mahatma Gandhi.

Oito anos após ser condenado em 1931 pela justiça americana a 11 anos de prisão, em Alcatraz, sem condicional por sonegação de impostos, teve a pena revisada por apresentar graves distúrbios mentais ocasionados pela sífilis, que o caracterizavam como incapaz de articular novos crimes. Ele morreu em 1947, vítima de um acidente vascular cerebral hemorrágico. A exposição é voltada para toda a população e a entrada é franca.

Serviço:

APM / Exposição Fotográfica Al Capone

De 10 de outubro a 24 de novembro. De segunda a sexta-feira, das 10h às 20h

Associação Paulista de Medicina

Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 278 – Bela Vista – São Paulo, SP

Informações: 11 3188-4304 / 4305

Realização: Associação Paulista de Medicina

Apoio: Instituto Internacional de Estudos de Política Judiciária (INTERPOJ)

da Redação A Toupeira

Filed in: Saia da Toca

You might like:

Fazenda Futuro: Confira duas receitas para aproveitar os alimentos da estação, junto da chegada do outono Fazenda Futuro: Confira duas receitas para aproveitar os alimentos da estação, junto da chegada do outono
Amazon Prime Video lança filme sobre batalha musical com grande elenco de influenciadores digitais Amazon Prime Video lança filme sobre batalha musical com grande elenco de influenciadores digitais
Crítica: “Evidências do Amor” Crítica: “Evidências do Amor”
Crítica: “A Paixão segundo G. H.” Crítica: “A Paixão segundo G. H.”
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.