Animação brasileira “Café, Um Dedo de Prosa” será exibida no Espaço Itaú de Cinema em São Paulo

A animação “Café, um dedo de prosa”, de Maurício Squarisi, conta de modo leve e bem-humorado a história do café, e mostra sua importância na história do Brasil. Com codistribuição da Spcine, empresa de desenvolvimento do audiovisual da Prefeitura de São Paulo, e distribuição Polifilmes, passou pelo Circuito Spcine em sessões especiais com oficinas de animação nos CEUs, e no dia 08 de junho entra em cartaz no Espaço Itaú de Cinema da Rua Augusta, em São Paulo.

O filme parte do encontro de dois amigos – Vera Holtz e Wandi Doratiotto – em uma cafeteria. Apaixonados pela bebida, eles travam um bate-papo informal e descontraído sobre a história do café. Acompanhando esse diálogo, o público vai descobrindo muitas curiosidades sobre a bebida mais popular do país, sua importância histórica e influência na economia, política e até na cultura brasileira.

Em seu primeiro longa, o diretor Maurício Squarisi resgata questões como escravidão, Semana de Arte Moderna, imigração e muitas outras, sempre de modo bem-humorado e divertido, sem abandonar a preocupação com o rigor e precisão dos fatos, baseados no livro “A História do Café”, de Ana Luiza Martins.

A obra começou a ganhar vida em 2009, justamente quando Squarisi conheceu o livro de Ana Luiza Martins, que foi também a consultora e revisora histórica do filme. Com a paixão pelo café e a descoberta de um livro que documentava tão bem sua história, Maurício Squarisi, que trabalha com desenhos animados desde 1979, começou então a pensar em novas maneiras de apresentar a bebida ao público.

“Queria atores que tivessem um sotaque paulista natural, daí a escolha de Wandi Doratiotto, que é um típico paulistano, e Vera Holtz, que na sua essência é uma ‘caipira’ de Tatuí, no melhor sentido do termo”, explica Squarisi, que manteve em todo o filme a tradição do desenho em papel.

“Em uma obra autoral, a técnica vem junto com a estética, com a sensibilidade do autor. Gosto e sempre gostei de usar o papel, me identifico com o lápis, por isso 90% do filme foi desenhado dessa forma, para depois ser digitalizado e colorido em computador”, comenta.

Serviço:

“Café, um dedo de prosa”

A partir de 08 de junho

Espaço Itaú de Cinema – Unidade Augusta

Rua Augusta 1.475 e 17470 – Consolação. São Paulo / SP

http://www.itaucinemas.com.br/pag/sao-paulo-augusta

da Redação A Toupeira

Filed in: Cinema

You might like:

Fazenda Futuro: Confira duas receitas para aproveitar os alimentos da estação, junto da chegada do outono Fazenda Futuro: Confira duas receitas para aproveitar os alimentos da estação, junto da chegada do outono
Amazon Prime Video lança filme sobre batalha musical com grande elenco de influenciadores digitais Amazon Prime Video lança filme sobre batalha musical com grande elenco de influenciadores digitais
Crítica: “Evidências do Amor” Crítica: “Evidências do Amor”
Crítica: “A Paixão segundo G. H.” Crítica: “A Paixão segundo G. H.”
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.