Entre 09 e 13 de outubro, a cidade de São Paulo recebe a histórica 15ª edição da Brasil Game Show, o principal evento de games da América Latina e segundo maior do mundo em quantidade de público.
A feira é o grande momento de celebração à cultura gamer no continente e se destaca por reunir fãs de todas as idades, além de conteúdo vasto e diverso, incluindo centenas de estandes, campeonatos de esportes eletrônicos, gameplay de jogos inéditos e clássicos, concursos entre cosplayers, shows internacionais, presença de estrelas do universo dos games e muito mais.
Para que o público já comece os aquecimentos para esses dias inesquecíveis, a BGS lista 20 motivos para ninguém ficar de fora.
1- Convidados internacionais – Alguns dos maiores nomes da indústria dos games vêm ao Brasil especialmente para encontrar o público da BGS e participar das atrações da feira. Para esse ano, já estão confirmados: Roger Clark, o Arthur Morgan de Red Dead Redemption 2; Ned Luke e Shawn Fonteno, os atores que deram vida a Michael de Santa e Franklin Clinton em GTA V; Neil Newbon, o Astarion de Baldur’s Gate 3; Jun Senoue, o compositor de músicas inesquecíveis de Sonic The Hedgehog; Shota Nakama, produtor musical e criador da Video Game Orchestra (VGO), e Ikumi Nakamura, diretora criativa de grandes games (como The Evil Within, Ghostwire: Tokyo e Bayonetta) e fundadora do estúdio Unseen.
2- Campeonatos de eSports – A Monster Energy BGS Esports terá uma arena com infraestrutura de ponta, palco gigante e uma área de plateia para 2 mil pessoas. Ao longo de todo o evento, o público poderá acompanhar seus times e atletas preferidos dos esportes eletrônicos em competições emocionantes. Serão torneios diários, como o de feminino de CS2, Lords Mobile da IGG e Mobile Legends. As demais competições serão reveladas nos próximos dias.
3- Jogos, jogos e mais jogos – Na BGS, gameplay é prioridade! Por isso, em todos os estandes da feira o público terá opções para jogar muito. Entre títulos AAA inéditos, clássicos, indies e recém-lançados, serão centenas de estações para o público se divertir à vontade nas mais variadas plataformas. Desde mobiles, consoles até os PCs, a Brasil Game Show deste ano promete diversos títulos, alguns que ainda não foram lançados, mas estão à disposição do público para desfrutar, fora expansões e modos de jogo, como por exemplo Star Wars Outlaws, Palworld, Genshin Impact e seu novo mapa, Honkai Star Rail, Gartic e seus variados formatos, o battle Royale brasileiro, El Hero, que estará na versão beta no evento, e mais!
4- Encontro com criadores de conteúdo – A cada ano a BGS reúne os principais criadores de conteúdo do Brasil em atrações dos expositores, da própria feira ou mesmo pelos corredores da feira, onde circulam para mostrar as grandes novidades do setor. Em 14 edições realizadas, cerca de 16.600 influenciadores digitais já foram à BGS com uma credencial VIP oferecida pelo evento.
5- Marcas amadas pelos jogadores – Muitas surpresas ainda estão por vir, mas os gamers já podem contar com algumas das suas marcas favoritas na BGS 2024. Entre first parties, publishers, fabricantes e grandes franquias confirmadas estão Nintendo, Samsung, CD Projekt com estande de Cyberpunk 2077, HoYoverse com Genshin Impact e Honkai Star rail, Level Infinite, Palworld, Arc System, Funcom que trará o Dune: Awakening, SNK, Gravity Game Hub, Devolver, El Hero, jogo brasileiro idealizado por El Gato e pela Moonite, Gartic, Hypergryph e Beast Burst.
6- DNA Nacional – A Brasil Game Show sempre tem um espaço especial dedicado às produções nacionais, e nesse ano não será diferente. Na Área Indie, um dos espaços mais amados pelos visitantes, o público da feira poderá conhecer e experimentar dezenas de jogos feitos por estúdios brasileiros.
7- Música gamer da mais alta qualidade – A BGS Game Music desse ano terá o patrocínio da JBL, além de atrações de peso no palco principal da feira. Como grandes destaques, estão dois concertos oficiais de Sonic the Hedgehog co-produzidos pela SEGA e soundtrec, os shows da VGO, liderados por Shota Nakama e o show de Jun Senoue, nos dias 12 e 13/10.
8- Cosplays dos principais personagens – Anualmente, a BGS recebe milhares de cosplayers, com mais de 2.500 participantes previstos para esta edição, que desfilam seus talentos e caracterizações pelos corredores da feira e em concursos promovidos pelo evento. Os cosplayers credenciados têm benefícios exclusivos, como acesso a camarins privativos.
9- Produtos em primeira mão – Muitas das marcas expositoras da BGS preparam suas participações na feira com grandes novidades para os fãs brasileiros. Entre jogos, conteúdos in-game, gadgets, acessórios, itens de vestuário, colecionáveis e outros produtos, são centenas de oportunidades para os visitantes conhecerem ao longo dos cinco dias de evento.
10- Encontros entre fãs e ídolos – Os visitantes que quiserem conhecer, tirar fotos e pegar autógrafos com ídolos do mundo dos games também têm essa oportunidade durante a BGS. Na área BGS Meet & Greet patrocinada pela TCL, produtores, influenciadores digitais, celebridades e pro-players atendem os fãs em dois palcos exclusivos.
11- Ação social – A cada edição a BGS participa de uma ação social que arrecada toneladas de alimentos para organizações não governamentais. Desde 2011, o visitante que doa 1kg de alimento não perecível tem direito a pagar metade do valor do ingresso. Ao final, todas as doações são encaminhadas a quem precisa. Ao todo, mais de 547 toneladas de alimentos já foram entregues.
12- Ponto de encontro – A Brasil Game Show é um momento de encontro para a comunidade gamer, que vem de todo o Brasil e até dos demais países da América Latina para conhecer as novidades do setor, ver seus ídolos e, muitas vezes, conhecer pessoas com quem só conversa pela internet. Desde a primeira edição da feira, mais de 2,8 milhões de visitantes passaram pelo evento.
13- BGS Arcade | Game Station – Os gamers que gostam de se divertir em máquinas pinball e arcade têm sempre um espaço especial na BGS. Em 2024, a Game Station BGS Arcade está de volta com dezenas de equipamentos imersivos que vão garantir horas de diversão para toda a família. De clássicos a simuladores, não faltarão opções para os jogadores.
14- Painéis exclusivos – O BGS Talks patrocinado pelo portal Terra é uma área da BGS dedicada a contar histórias de grandes nomes do setor, sejam eles convidados internacionais, ídolos dos eSports, celebridades da internet ou até mesmo representantes de grandes marcas. Na 15ª edição do evento, a atração receberá convidados ilustres que compartilharão suas trajetórias profissionais, falarão sobre suas relações com os jogos e serão inspiração para quem quer entrar de vez nesse mercado.
15- Todo dia uma abertura especial – Nos dias de feira com a presença do grande público, os visitantes que aguardam na fila pelo horário de início da BGS podem se divertir e se entreter com a cerimônia de abertura, realizada abaixo do grande pórtico de entrada do evento. Marcelo Tavares, criador e CEO da BGS, recebe convidados para saudar os fãs e cortar a faixa para marcar o início das atividades do dia.
16- Área Shopping – Ir à BGS também é uma oportunidade para voltar para casa com muitos loots gamer. Na área shopping, os visitantes têm diversos estandes de lojas que comercializam colecionáveis, eletrônicos, acessórios e outros itens de estilo de vida gamer.
17- Brindes – Circular pelo evento vai garantir aos visitantes uma experiência divertida e com algumas recompensas. Muitos expositores da BGS já vão para a feira carregados de brindes exclusivos (listados no aplicativo oficial da Brasil Game Show), que são distribuídos a quem engaja com suas marcas e participa das atividades propostas.
18- Ingressos com desconto – Quem garantir presença na BGS com antecedência tem a vantagem de pagar menos pela experiência. Até 04/10, os ingressos para o evento estão com até 30% de desconto em relação ao lote final. São diversas opções de entradas, seja para um ou todos os dias, e em todas elas o visitante que doar 1Kg de alimento não perecível paga meia.
19- Cinco dias de diversão – A BGS ocupa os principais pavilhões do Expo Center Norte, e circular por toda a feira pode ser uma tarefa mais bem aproveitada se realizada em vários dias de evento. Os fãs que quiserem curtir todas as atrações com calma e garantir uma experiência completa têm essa opção, inclusive com o passaporte premium, que dá acesso aos quatro dias abertos ao grande público e também ao dia 9/10, exclusivo para convidados, imprensa e parceiros.
20- Dia das Crianças – Tradicionalmente a BGS é realizada na semana do feriado de Nossa Senhora Aparecida, quando também é comemorado o Dia das Crianças. Para a data especial, um excelente presente (para crianças e toda a família) é visitar o maior evento de games da América Latina.
O público já pode adquirir ingressos para um ou todos os dias do evento pelo site oficial.
da Redação A Toupeira