O Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8) em parceria com o Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) vem promovendo diversos debates importantes durante a 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.
Nesta sexta-feira, 13 de setembro, das 18h às 19h30, a presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8), Ana Cláudia Martins, e a vice-presidente da FEBAB, Adriana Ferrari, irão debater um assunto fundamental na literatura na atualidade: a censura e o boicote a obras literárias.
Só para se ter uma ideia, recentemente, o livro ‘Meninas Sonhadoras, Mulheres Cientistas’, escrito por Flávia Martins de Carvalho, foi denunciado e retirado das salas de leitura em uma cidade no interior de São Paulo. Além dele, nos últimos anos, diversos autores aclamados pelo público e pela crítica especializada já tiveram suas obras retiradas de escolas, como Ziraldo, Jeferson Tenório, entre outros.
As especialistas também vão debater o Projeto de Lei (PL) 3070/2024, que exige que bibliotecas públicas e privadas organizem seus acervos com um critério de “pluralidade de ideias, conceitos, teorias e interpretações”.
“Ao propor que as bibliotecas organizem seus acervos com base em uma divisão quantitativa de ideologias, o PL pratica uma forma de censura disfarçada. Propor que as bibliotecas organizem seus acervos, forçando a quantificação de obras de autores conservadores, liberais e progressistas é transformar a curadoria das bibliotecas em um jogo de números ideológicos, um retrocesso que limita a liberdade editorial e empobrece o acervo cultural das bibliotecas”, analisa Ana Claudia Martins.
Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas
Em seguida, das 20h às 21h, outra mesa importante reúne especialistas como José Castilho Marques Neto, doutor em Filosofia pela USP; Celice Oliveira, educadora e assessora do Comitê de Cultura (MINC) em São Paulo e a cientista social Marília Frois para falar sobre o Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PELLLB).
A participação do CRB-8 na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo vai até o dia 15 de setembro e contará ainda com oficinas de literatura, lançamentos de livros, pocket shows e apresentações de hip hop, encontros sobre afrofuturismo, entre outros. O estande do CRB-8 está localizado na Rua K, número K13.
Confira abaixo a programação:
13 de setembro
11h às 12h – Literatura Preta Infantil – Lançamento do livro “África: incrível para crianças” com o escritor Odair Marques
12h30 – 13h45 – Literatura Preta Infantil – Lançamento de livro “Pretinha sim” com Renato Gama
14h às 15h – Literatura Periférica – Bate-papo com a poeta e romancista Patricia Jimin sobre Literatura periférica
15h30 às 16h30 – Questão de Raça – Bate-papo com a socióloga Ruth Lopes e com escritor Wanderson Dusth
16h50 às 17h50 – Biblioteca Inclusiva: Livro, Literatura e Bibliotecas ferramentas de inclusão com a bibliotecária Ana Virginia Ferreira Carmo
18h às 19h30 – Literatura, biblioteca e a censura na Biblioteconomia com a presidenta do CRB-8, Ana Cláudia Martins, e vice-presidenta da FEBAB, Adriana Ferrari
20h às 21h – Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas
14 de setembro
11h30 às 12h30 – Literatura Periférica – Bate-papo com o autor Clayton Mendes
12h30 às 14h – Literatura de Cordel – Cirandar com Bule Bule – Literatura com Mestre Bule Bule
14h às 15h30 – Canções e Poemas Revolucionários com Netto Duarte e Caio Muniz
15h40 às 17h – Poesia de Cordel com Moreira de Acopiara
17h20 às 18h40 – Hip-hop e Poesia Social com Phantom DK
19h às 20h – Literatura Periférica – Bate-papo com a autora Luciene Vignoli Müller sobre seu livro “Colo Invisível”
15 de setembro
11h às 12h – Poesia Preta – Bate-papo com o poeta e bibliotecário Renan Wangler
12h30 às 13h30 – Poesia Preta Periférica – Bate-papo com o poeta Hugo Paz
14h às 15h – Libras na Biblioteca: por um espaço mais acessível com bibliotecário Alex Leandro Leal
15h às 19h – Sarau Antena Zero
da Redação A Toupeira