Ciclo Cinema e Psicanálise: Racismo realiza sessão na Cinemateca Brasileira

Todo mês, a Cinemateca Brasileira, a Folha de S.Paulo e a Sociedade Brasileira de Psicanálise (SBPSP) realizam sessões comentadas por psicanalistas e especialistas sobre o tema racismo.

São exibidos filmes brasileiros e estrangeiros, de diferentes períodos e estilos, de modo a fomentar a formação de público cinematográfico e dar a devida importância a esse importante debate. A segunda sessão do ciclo conta, também, com a parceria da FILMICCA, streaming brasileiro de cinema de arte mundial.

A iniciativa está ligada ao Projeto Virgínia Bicudo da SBPSP, que se dedica a pensar ações afirmativas junto a pessoas negras, indígenas e refugiados, visando a formação de psicanalistas. Virgínia Bicudo (1910-2003) foi socióloga e psicanalista negra, pioneira nos estudos sobre racismo no Brasil.

A Folha foi o primeiro veículo de mídia no país a criar uma editoria de diversidade.

No dia 12 de junho, às 19h30, será exibido Frantz Fanon: Pele negra, máscara branca, docudrama que emprega reencenações, imagens de arquivo e entrevistas com grandes teóricos e escritores como Stuart Hall, Françoise Vergès e Homi K Bhabha, para contar a história do psicanalista.

Sinopse: A vida e a obra de um dos mais importantes teóricos da psicanálise contemporânea. Um homem nascido na Martinica, que estudou em Paris e que foi essencial para a libertação da Argélia.

O debate será transmitido ao vivo no canal do YouTube da Cinemateca Brasileira. A programação é gratuita e os ingressos são distribuídos uma hora antes das sessões.

Debatedores

Raya Angel Zonana

Médica psiquiatra pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Membro efetivo e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, (SBPSP) e membro da CVB.

Sandra Schaffa

Psicanalista, membro efetivo e docente no Instituto de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise. Escreve para diversas revistas de psicanálise brasileiras e internacionais.

Gustavo Luiz

Filho de dona Heloisa e neto de dona Catarina. Estagiou no portal g1 Campinas e hoje está como repórter na Folha de S.Paulo, onde editou a newsletter FolhaMinas, escreveu sobre quilombos, acompanhou a vinda do rei angolano Tchongolola Tchongonga Ekuikui 6º ao Brasil, cobriu o BBB 24 e é co-autor da série Afeto em Preto e Branco. Se interessa por religiões, entretenimento, esporte, semiótica, griots e raça.

da Redação A Toupeira

Filed in: Cinema, Saia da Toca

You might like:

Cinépolis anuncia parceria com Disney no Combo Júnior “Divertida Mente 2” Cinépolis anuncia parceria com Disney no Combo Júnior “Divertida Mente 2”
Maneva se apresenta em São Paulo Maneva se apresenta em São Paulo
GNT abre inscrições para a plateia do “Que história é essa, Porchat?” GNT abre inscrições para a plateia do “Que história é essa, Porchat?”
Dia do Luto: Dois livros infantis para falar sobre o assunto com crianças Dia do Luto: Dois livros infantis para falar sobre o assunto com crianças
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.