Cinemateca Brasileira apresenta a mostra gratuita “1973 – 50 Anos Depois”

Entre os dias 26 de julho e 06 de agosto, a Cinemateca Brasileira realiza a mostra 1973 – 50 Anos Depois, dando continuidade ao projeto iniciado em 2022. Neste ano, a instituição produzirá e sediará integralmente o evento. A curadoria é do cineasta Paulo Sacramento.

Com exibições nas salas Grande Otelo, Oscarito e ao ar livre, a mostra celebra os 50 anos de 40 filmes importantes para a história do cinema, sendo 22 títulos brasileiros e 18 internacionais.

Na abertura das sessões serão exibidos trailers e cinejornais, recuperando a experiência dos programas cinematográficos que eram apresentados nas salas de exibição, além da distribuição gratuita e limitada de um catálogo.

Uma exposição de cartazes dos 30 filmes programados, no foyer da Sala Grande Otelo, reforça aspectos da cultura cinematográfica e suas relações com as artes visuais.

A programação é composta ainda por três mesas de debate, sendo uma delas sobre a ação realizada pela Cinemateca Brasileira em parceria com o laboratório Cinecolor para a digitalização e restauração digital de Os homens que eu tive, de Tereza Trautman.

Trata-se de uma obra central na filmografia feita por diretoras brasileiras, que recebe destaque a partir do lançamento dessa nova cópia. Outras 15 novas cópias digitais foram confeccionadas especialmente para a mostra, a partir de matrizes conservadas pela Cinemateca e instituições parceiras.

Alguns dos outros filmes brasileiros selecionados são Crioulo Doido, primeiro filme do diretor Carlos Alberto Prates Correia, falecido em maio de 2023, e dois filmes direcionados para o público infantil: O Detetive Bolacha contra o Gênio do Crime e O Picapau Amarelo.

Por sua vez, a seleção internacional conta com a cópia recém-restaurada de A Montanha Sagrada (La montaña sagrada), do renomado diretor Alejandro Jodorowsky, e A Viagem da Hiena (Touki Bouki), filme de estreia do diretor senegalês Djibril Diop Mambéty, restaurado e recentemente selecionado como o 93º melhor filme de todos os tempos pela revista inglesa Sight and Sound.

O clássico Exorcista (The Exorcist) será exibido na versão original (em sessão ao ar livre, no dia 26/7, às 21h, na abertura da mostra) e também na versão do diretor (Director’s Cut), no dia 29/7, às 21h. A Comilança (La grande bouffe), também ganha sessão dupla, com projeções em DCP e 35mm. Destaque ainda para Ganja & Hess, obra prima do horror independente e único filme dos Estados Unidos selecionado para a Semana da Crítica do Festival de Cannes em 1973.

PROGRAMAÇÃO DE 26 DE JULHO A 06 DE AGOSTO

Quarta-feira, 26 de julho

21h – área externa – O EXORCISTA (The Exorcist)

Sinopse: Quando uma adolescente começa a ter um comportamento assustador, sua mãe descobre com a ajuda de um padre-psiquiatra que ela está possuída por um demônio.

*O filme será exibido em sua versão original

Quinta-feira, 27 de julho

18h45 – sala Grande Otelo – SAGARANA: O DUELO

Sinopse: No sertão mineiro, Turíbio flagra sua esposa com um amante, caçador de cangaceiros. Como vingança ele arma uma emboscada, mas mata o homem errado. Quem irá prendê-lo é justamente o amante de sua esposa.

* Cópia de exibição gentilmente cedida pelo CTAv

21h – sala Grande Otelo – A NOITE AMERICANA (La nuit américaine)

Sinopse: Um diretor de cinema se empenha para realizar um filme enquanto encara problemas pessoais e profissionais com sua equipe e elenco.

Sexta-feira, 28 de julho

16h30 – sala Oscarito – MESTIÇA, A ESCRAVA INDOMÁVEL

Sinopse: Em uma fazenda no interior do Brasil, no século XVIII, chega um novo feitor. Ele se apaixona por uma das escravizadas, Mestiça, amada por todos os homens. Quando um par de brincos de prata desaparece da fazenda e o feitor manda prender o líder dos escravizados, Mestiça decide se vingar.

* Remasterização 4K produzida pela Cinemateca Brasileira a partir dos negativos originais preservados pela instituição.

16h30 – sala Grande Otelo – O ESPÍRITO DA COLMEIA (El espíritu de la colmena)

Sinopse: Na Espanha rural, no ano de 1940, uma pequena garota é profundamente impactada pelo filme Frankenstein, adentrando seu próprio mundo de fantasias.

18h45 – sala Oscarito – AMANTE MUITO LOUCA

Sinopse: Amácio é um típico pai de família da classe média paulista. Paralelamente à sua vida tradicional, ele mantém relações com uma dançarina de cabaré. À sua revelia, ela segue sua família em uma viagem à praia.

18h45 – sala Grande Otelo – GANJA & HESS (Ganja & Hess)

Sinopse: Ao ser apunhalado por seu assistente com uma faca africana antiga, George ganha imortalidade e uma sede insaciável de sangue. Ele se encontra com Ganja, esposa do assistente, e ambos se apaixonam, formando uma parceria inesperada.

* cópia exibida na mostra representa o lançamento original, restaurada pelo Museum of Modern Art com o apoio da The Film Foundation e masterizada em HD a partir de um negativo de 35mm.

21h – sala Oscarito – CRIOULO DOIDO

Sinopse: No início da década de 1960, no interior de Minas Gerais, um renomado alfaiate negro sonha com a ascensão social. Ele torna-se agiota e casa-se com uma moça ambiciosa, mas sua vida muda completamente quando ele passa a acreditar que o mundo vai acabar.

21h – sala Grande Otelo – O HOMEM DE PALHA (The Wicker Man)

Sinopse: Um sargento de polícia parte para uma remota ilha escocesa para investigar o misterioso desaparecimento de uma jovem que os habitantes afirmam nunca ter existido. A tensão aumenta quando ele descobre uma sociedade secreta que celebra antigos ritos e costumes do paganismo.

Sábado, 29 de julho

16h30 – sala Oscarito / sala Grande Otelo – A COMILANÇA (La grande bouffe)

Sinopse: Quatro homens se refugiam em uma casa no interior da França para cumprir uma missão: comer até a morte.

18h45 – sala Oscarito – TATI, A GAROTA

Sinopse: A costureira Manuela, mãe solteira de Tati, muda-se do subúrbio para Copacabana mas enfrenta fortes dificuldades financeiras. Um amigo de Manuela por vezes preenche o lugar de pai de Tati, dando à menina uma felicidade provisória.

* Cópia de exibição gentilmente cedida pelo Canal Brasil

18h45 – sala Grande Otelo – A MONTANHA SAGRADA (La montaña sagrada)

Sinopse: Um poderoso alquimista lidera um grupo de pessoas a uma montanha onde esperam embarcar em uma viagem mística e substituir os deuses que secretamente governam o universo.

21h – sala Oscarito – O FABULOSO FITTIPALDI

Sinopse: Documentário sobre Emerson Fittipaldi, grande campeão brasileiro de automobilismo de Fórmula 1, revelando as corridas, os treinos e seu cotidiano junto à família.

21h – sala Grande Otelo – O EXORCISTA (The Exorcist) – versão do diretor

Sinopse: Quando uma adolescente começa a ter um comportamento assustador, sua mãe descobre com a ajuda de um padre-psiquiatra que ela está possuída por um demônio.

Domingo, 30 de julho

16h30 – sala Oscarito – O PICAPAU AMARELO

Sinopse: O Pequeno Polegar decide chamar os personagens dos contos de fadas para morar no Sítio do Picapau Amarelo. Capitão Gancho, excluído do encontro, arma um plano para acabar com a felicidade de todos.

* Remasterização 4K especialmente produzida pela Cinemateca Brasileira para esta mostra a partir dos negativos originais por ela preservados.

16h30 – sala Grande Otelo – Debate: Aníbal Massaini Neto

18h45 – sala Oscarito – PLANETA FANTÁSTICO (La planète Sauvage)

Sinopse: Em um planeta distante, os Oms são escravos dos Draggs, gigantes azuis. Até que eles se rebelam contra seus opressores.

18h45 – sala Grande Otelo – A SUPER FÊMEA

Sinopse: Eva é contratada para fazer a campanha de uma pílula contraceptiva para homens. Seu desafio é convencer os consumidores que, ao contrário do que pensam, o produto não causa impotência, mas aumenta a virilidade de quem o toma.

21h – sala Oscarito – ANJO LOIRO

Sinopse: Armando, um professor quarentão, leva uma vida metódica e tranquila, até que se apaixona perdidamente pela ex-namorada de um de seus melhores alunos.

21h – sala Grande Otelo – ANA E OS LOBOS (Ana y los lobos)

Sinopse: Ana começa a trabalhar como governanta em uma mansão isolada no interior da Espanha, onde convive com uma mãe dominadora e seus três filhos: um autor de cartas eróticas, um obcecado por armas e um místico. Cada um deles, à sua maneira, começa a assediar Ana.

Quinta-feira, 03 de agosto

18h45 – sala Grande Otelo – CURTAS BRASILEIROS

ALMA NO OLHO

Sinopse: Uma reflexão sobre a experiência da população negra no Brasil por meio da mímica e da linguagem corporal, com enfoque na origem africana, na colonização europeia e na libertação proporcionada pela identidade cultural.

CAMPOS ELÍSEOS

Sinopse: Documentário que investiga a formação e a decadência de Campos Elíseos, bairro concebido como reduto pioneiro da elegância paulistana, mas que decai para um cenário de criminalidade conhecido pela alcunha de Boca do Lixo.

LOUCURA E CULTURA

Sinopse: Documentário com fragmentos e registros sobre o que seria a loucura e o que seria a cultura, a partir de um debate realizado no MAM-RJ.

* Cópia de exibição gentilmente cedida pela família do diretor

O GURU E OS GURIS

Sinopse: Dirigindo o Clube de Cinema de Santos, um dos mais antigos do país, Maurice Legeard encara o cineclubismo como uma maneira de aglutinar filmes, pessoas e ideias ao seu redor – seja na sala de cinema ou numa mesa de bar.

MOREIRA DA SILVA

Sinopse: Documentário musical sobre o cantor e compositor Antonio Moreira da Silva, conhecido como Kid Morengueira, inventor do “samba de breque”.

* Cópia de exibição gentilmente cedida pelo Arquivo Nacional/RJ

21h – sala Grande Otelo – AMARCORD (Amarcord)

Sinopse: Em uma cidade italiana, o jovem Titta está sempre aprontando e observa personalidades excêntricas locais, entre eles membros da sua família, fascistas e mulheres sensuais.

Sexta-feira, 04 de agosto

16h30 – sala Oscarito – TRINDAD… É O MEU NOME

Sinopse: Trindad é um mulherengo, que vive fugindo dos maridos traídos. Seu irmão e ele chegam em uma pacata cidade onde são confundidos com bandidos e suas cabeças são colocadas a prêmio. Para escaparem, passam a caçar os verdadeiros bandidos.

* Remasterização 4K especialmente produzida pela Cinemateca Brasileira para esta mostra a partir dos negativos originais por ela preservados.

16h30 – sala Grande Otelo – TERRA DE NINGUÉM (Badlands)

Sinopse: Uma adolescente e seu namorado matam os pais dela, que desaprovavam o relacionamento. Em seguida, embarcam em uma onda de assassinatos no centro-oeste dos Estados Unidos.

18h45 – sala Oscarito – SOB O DOMÍNIO DO SEXO

Sinopse: Com o rapto de sua filha, uma viúva contrata quatro marginais para encontrá-la. Ao longo da investigação os quatro ficam sabendo que a viúva é na verdade uma contrabandista. Descobrem também que a jovem não havia sido sequestrada, mas tinha fugido com seu namorado, temendo que este não fosse aceito pela mãe.

* Remasterização 4K especialmente produzida pela Cinemateca Brasileira para esta mostra a partir dos negativos originais por ela preservados.

18h45 – sala Grande Otelo – CAMINHOS PERIGOSOS (Mean Streets)

Sinopse: No submundo dos guetos italianos em Nova York, Charlie ajuda seu tio mafioso, mesmo não planejando seguir na vida do crime. Um problema constante para ele é tirar seu melhor amigo Johnny Boy de enrascadas envolvendo suas dívidas.

21h – sala Oscarito – A VIRGEM E O MACHÃO

Sinopse: Em uma cidade do interior, um recém-chegado médico charmoso e arrogante aceita o desafio de conquistar a prostituta mais fria e desejada da cidade. Ao descobrir o jogo de seus maridos, as demais mulheres da cidade vingam-se e passam também a disputá-lo.

21h – sala Grande Otelo – GOLPE DE MESTRE (The Sting)

Sinopse: Em Illinois, em 1936, dois vigaristas aplicam um golpe no capanga de um gângster. Um deles é assassinado mas o outro foge, entra em contato com um ex-parceiro e decidem aplicar um grande golpe que abalará as finanças do chefão mafioso.

Sábado, 05 de agosto

16h30 – sala Oscarito – JUVENILE COURT (Juvenile Court)

Sinopse: Um exame discreto e naturalista dos casos apresentados no Tribunal Juvenil de Memphis: a destinação a lares adotivos, o abuso de drogas, assalto à mão armada, abuso infantil e crimes sexuais.

16h30 – sala Grande Otelo – Debate Restauro: Aarão Marins, Fernanda Sgroglia e Rodrigo Mercês

18h45 – área externa – A RAINHA DIABA

Sinopse: Do quarto dos fundos de um antro de prostituição, a marginal Rainha Diaba controla com mão de ferro o crime organizado no Rio de Janeiro. Para evitar que um de seus homens de frente caia nas mãos da polícia, a Rainha Diaba encarrega Catitu de inventar um bandido perigoso e entregá-lo à polícia no lugar do homem procurado.

* O filme foi restaurado em 2022 pela Janela de Cinema do Recife, em parceria com Cinelimite e o laboratório Link Digital/Mapa Filmes.

* Cópia de exibição gentilmente cedida pelo diretor

18h45 – sala Grande Otelo – VERDADES E MENTIRAS (F for Fake )

Sinopse: O filme apresenta o notório falsificador de arte Elmyr de Hory e seu biógrafo, Clifford Irving, que também escreveu a célebre autobiografia fraudulenta de Howard Hughes. O filme aborda a carreira reclusa de Hughes e do próprio Welles, que começa na indústria com um currículo falsificado e um famoso programa de rádio descrevendo uma falsa invasão marciana à Terra.

21h – sala Oscarito – TROVÃO DISTANTE (Ashani Sanket)

Sinopse: Diante da Segunda Guerra Mundial, a escassez de alimentos toma proporções catastróficas e moradores de uma vila rural na Índia passam a enfrentar uma série de problemas.

21h – sala Grande Otelo – VAI TRABALHAR VAGABUNDO

Sinopse: Dino, típico malandro carioca, sai da prisão e reencontra velhos amigos e namoradas. Sem dinheiro e trabalho, passa a explorar seu talento para trambiques. Com receio do fim da malandragem carioca, organiza um confronto entre dois conhecidos ex-jogadores de sinuca locais.

* Cópia de exibição gentilmente cedida pelo CTAv

Domingo, 06 de agosto

16h30 – sala Oscarito – O DETETIVE BOLACHA CONTRA O GÊNIO DO CRIME

Sinopse: Três meninos decidem investigar uma fábrica clandestina de figurinhas de futebol, controlada pelo Gênio do Crime e seus capangas. Porém eles acabam sendo alvo da perseguição de um detetive escocês especialmente importado para resolver o problema.

* Remasterização 4K especialmente produzida pela Cinemateca Brasileira para esta mostra a partir dos negativos originais por ela preservados.

16h30 – sala Grande Otelo – Debate: Tereza Trautman

18h45 – sala Oscarito – A VIAGEM DA HIENA (Touki Bouki)

Sinopse: Mory, um vaqueiro motoqueiro, e sua namorada Anta, uma universitária, sonham em trocar o Senegal pela França, buscando ascensão social. No caminho, frustram-se com a crueldade humana.

* Restaurado em 2008 na Cineteca di Bologna / L’Immagine Ritrovata Laboratory pela World Cinema Foundation, foi recentemente selecionado como sendo o 93º melhor filme de todos os tempos pela revista inglesa Sight and Sound.

18h45 – sala Grande Otelo – OS HOMENS QUE EU TIVE

Sinopse: Pitty e Dode estão juntos há quatro anos e mantêm um relacionamento aberto em que relações extraconjugais são plenamente aceitas com consentimento mútuo. Ainda assim insatisfeita, Pitty afasta-se de Dode para trilhar seu próprio caminho.

* O filme será apresentado em inédito restauro 4K realizado especialmente para esta mostra pela Cinemateca Brasileira em parceria com a CineColor Digital, a partir dos negativos originais preservados pelo Arquivo Nacional/RJ.

21h – sala Oscarito – JOANNA FRANCESA

Sinopse: Em 1930, Joanna é uma francesa dona de um bordel em São Paulo. Ela deixa a vida sofisticada ao lado do cônsul francês para ir viver no interior de Alagoas uma aventura sentimental com um coronel dono de um engenho de açúcar.

* Cópia de exibição gentilmente cedida pelo Canal Brasil

21h – sala Grande Otelo – PAT GARRETT E BILLY THE KID (Pat Garrett and Billy the Kid )

Sinopse: Pat Garrett, um ex-criminoso, é contratado como xerife para capturar e matar seu antigo amigo, Billy the Kid.

Serviço:

Cinemateca Brasileira

Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana. São Paulo / SP

Horário de funcionamento: Espaços públicos: de segunda a segunda, das 08 às 18h; Salas de cinema: conforme a grade de programação;  Biblioteca: de segunda a sexta, das 10h às 17h, exceto feriados

Sala Grande Otelo (210 lugares + 04 assentos para cadeirantes) / Sala Oscarito (104 lugares)

Retirada de ingresso 1h antes do início da sessão

da Redação A Toupeira

Filed in: Cinema

You might like:

Crítica: Meu Amigo Pinguim” Crítica: Meu Amigo Pinguim”
Crítica: “Não Fale o Mal” Crítica: “Não Fale o Mal”
Crítica: “Proibido a Cães e Italianos” Crítica: “Proibido a Cães e Italianos”
Crítica: “Meu Casulo de Drywall” Crítica: “Meu Casulo de Drywall”
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.