Clássico “O Gabinete do Dr. Caligari” ganha sessão com trilha sonora ao vivo

Na última edição do ano, o Cinematographo apresenta uma sessão especial com o filme “O Gabinete do Dr. Caligari” (1920), um dos clássicos do terror e grande obra que inaugura o expressionismo alemão. Dirigido por Robert Weine, o longa causou grande impacto na história do cinema e até hoje é admirado mundo afora.

Esta edição acontece no dia 10, às 15h, e integra a programação paralela da megaexposição Terror no cinema, em cartaz no MIS (instituição da instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo).

O longa, que ocupa um espaço importante já na abertura da mostra, ganha sessão com trilha sonora executada ao vivo pela banda O campo e a cidade. Os ingressos, tanto para o Cinematographo quanto para a exposição Terror no cinema, já estão disponíveis no link: https://mis-sp.byinti.com/

Sobre o filme

“O Gabinete do Dr. Caligari” (dir. Robert Wiene, Alemanha, 1920, 77 min, 12 anos) – Em um pequeno vilarejo da fronteira holandesa, um misterioso hipnotizador, Dr. Caligari, chega acompanhado do sonâmbulo Cesare, que, supostamente, estaria adormecido por 23 anos. À noite, Cesare perambula pela cidade, concretizando as previsões funestas do seu mestre, o Dr. Caligari.

Sobre a banda 

O campo e a cidade, banda formada pelo paraense Marcello Gabbay, o paulista Neto Rocha e o sergipano Tony Karpa, completa dez anos em 2023. O projeto, inicialmente uma dupla, nasceu dentro de um apartamento na Rua Frei Caneca, em São Paulo, e fazia shows intimistas nos moldes do que hoje se faz em eventos como o Sofar Sounds ou o Tiny Desk Concerts.

A poética urbana e o ritmo que viaja entre o rock latino e as raízes brasileiras são a pegada do trio, que conta com três discos lançados. “Dia de São João” (2013) e “Passarinho” (2014) trazem o lado rock rural; já “Tarot” (2017) é metade acústico e metade elétrico. Agora, o próximo disco, “Baixo Augusta” (2023), entra de cabeça na sonoridade urbana.

Após uma década como grupo, passando por festivais, premiações e uma turnê em Portugal, O campo e a cidade retoma suas atividades após a pandemia, com temáticas que vão da vida na cidade à sexualidade e à imigração. A primeira faixa do novo álbum conta com a luxuosa parceria da cantora Aíla, que canta o rap-rock “Baixo Augusta” e assina como coautora da música.

Serviço:

Cinematographo – “O Gabinete do Dr Caligari”

10 de dezembro às 15h

Auditório MIS (172 lugares)

Avenida Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo – SP

Classificação indicativa: 12 anos

Ingresso: R$ 30,00 inteira, R$ 15,00 meia-entrada, disponível na bilheteria do MIS e na plataforma INTI: https://mis-sp.byinti.com/

da Redação A Toupeira

Filed in: Cinema, Saia da Toca

You might like:

Sugestão de Receita Kikkoman: Ratatouille com Shoyu Sugestão de Receita Kikkoman: Ratatouille com Shoyu
Crítica: “O Menino e a Garça” Crítica: “O Menino e a Garça”
Warner Bros. divulga trailer inédito de “Evidências do Amor”, comédia romântica com Sandy e Fabio Porchat Warner Bros. divulga trailer inédito de “Evidências do Amor”, comédia romântica com Sandy e Fabio Porchat
“Borderlands: O Destino do Universo Está em Jogo” ganha trailer e cartazes dos personagens “Borderlands: O Destino do Universo Está em Jogo” ganha trailer e cartazes dos personagens
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.