Crítica: “Desapega!”

Chega aos cinemas, “Desapega!”, comédia nacional dirigida e roteirizada por Hsu Chien, que conta com grandes artistas como Glória Pires, Maisa e Marcos Pasquim em seu elenco.

Na trama, depois de sete anos com seu vício em compras sob controle, Rita (Gloria Pires) assume a liderança de um grupo de apoio a compradores compulsivos, onde conhece Otávio (Marcos Pasquim), com quem começa um romance. Com a compulsão contida, um bom trabalho e a amizade de sua filha única, Duda (Maisa), nada parece poder abalá-la.

No entanto, as coisas mudam quando Duda revela que conseguiu uma bolsa de estudos fora do país e viajará por três anos. É quando a protagonista deverá aprender a desapegar e tentar manter-se equilibrada nesse momento difícil, para não voltar a render-se às aquisições exageradas / desnecessárias.

A narrativa aborda a compulsão de forma leve e engraçada, mas também de uma maneira respeitosa. O roteiro foca em ajudar os personagens a se libertarem do vício em compras, e pode até mesmo auxiliar o espectador que, por ventura, se reconhecer como um comprador compulsivo também.

O filme poderia ter se aprofundado mais no drama da dependência de seus personagens, sem perder o tom cômico, mas a intenção de ser uma comédia mais popular, que não fugisse muito dos moldes já conhecidos pelos brasileiros, explica as escolhas do diretor.

Um dos pontos altos é o grupo de apoio, composto pela viciada em comprar itens de papelaria Gisélia (Malu Valle), pelo ator Rômulo (Wagner Santisteban), pela influencer Cibele (Carol Bresolin), pela divertida Sylvia (Polly Marinho) e por Otávio, viciado em dar presentes. As interações dos membros são engraçadas sem muito esforço, e cada personagem tem uma peculiaridade própria.

A produção também conta com diversas homenagens que os fãs de cinema e cultura pop irão reconhecer, como a cena do karaokê, claro tributo a “High School Musical”.

“Desapega!” é uma boa pedida para quem gosta de comédias que fazem bem o feijão com arroz, e ainda trata de um tema pouco trabalhado no cinema nacional.

por Isabella Mendes – especial para A Toupeira

*Título assistido em Cabine de Imprensa promovida pela Imagem Filmes.

Filed in: Cinema

You might like:

Bienal do Livro: William Sanches e Turma da Mônica ensinam sobre o superpoder da mente Bienal do Livro: William Sanches e Turma da Mônica ensinam sobre o superpoder da mente
Bienal do Livro: Carla Madeira é destaque na Arena Cultural Paper Excellence Bienal do Livro: Carla Madeira é destaque na Arena Cultural Paper Excellence
Vivendo Beetlejuice novamente nas telonas, Michael Keaton afirma: “É pura imaginação! Ninguém nunca viu nada assim!” Vivendo Beetlejuice novamente nas telonas, Michael Keaton afirma: “É pura imaginação! Ninguém nunca viu nada assim!”
Cortez Editora divulga os 10 livros mais vendidos na 27ª Bienal do Livro de São Paulo Cortez Editora divulga os 10 livros mais vendidos na 27ª Bienal do Livro de São Paulo
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.