Crítica: “Primavera”

“A Verdade Histórica é, muitas vezes, uma mentira com a qual todos concordam.” É uma famosa frase atribuída a Napoleão Bonaparte. Ironicamente, é questionável essa sua atribuição, sendo que ditados já existiam entre os eruditos franceses na época da ascensão do general corso.

Apesar deste fato sobre a frase, ela ainda é importante e representativa de como a história pode ser manipulada para servir qualquer ideal, do mais nobre ao mais vil, sendo que não são raros casos assim, em particular quando quer-se higienizá-la, torná-la melhor do que realmente era. Um exemplo clássico para nós brasileiros é a figura de Duque de Caxias, que se existisse a Convenção de Geneva em sua época, muitas de suas ações seriam consideradas crimes de guerra, mas ainda assim é venerado por vários como figura heroica e corajosa.

Em “Primavera”, primeiro longa-metragem do diretor Carlos Porto de Andrade Jr., a história crua e violenta de uma família é contraposta à versão higienizada e publicada: no leito de morte, o pai conta ao narrador (Caco Ciocler) a saga de sua família, que frequentemente é oposta ao livro publicado por seus primos Edgard e Adélia, onde esta é purificada e glamourizada, para agradar aos públicos sensíveis e românticos.

Assim sendo, o narrador nos oferece tanto os fatos de seu pai como as narrativas de seus primos, entrelaçando fato e ficção de ambos os lados, numa trama que existe quase num vácuo temporal, onde a história alheia da família não importa, e seus personagens vivem séculos interagindo com cada uma das gerações da família, desde o tataravô até o pai do protagonista.

Por sua vez a parte visual desta narrativa não nos é apresentada em reconstruções literais ou perfeitas das ocorrências, mas através de filmagens e fotos de arquivos, e as poucas cenas feitas propriamente para o filme frequentemente são mais simbólicas do que qualquer outra coisa. Isto ajuda a reforçar não linearidade da trama, assim como o distanciamento da história familiar da história do resto do Brasil, além de dar um tom de documentário ao longa.

No entanto, esta técnica só funciona devido à qualidade de Carlos Porto de Andrade Jr. tanto como roteirista, onde mostra uma grande capacidade de escrever a história relativamente longa de uma família, mantendo-a instigante, quanto de diretor, que se revela na excelente composição quase mosaical do filme, escolhendo com cuidado as cenas a acompanharem a narração.

Para alguns, pode ser surpreendente a qualidade para um primeiro longa, mas devemos observar que Carlos Porto de Andrade Jr. já tem uma vasta carreira no mundo dos curtas-metragens.

Se há algum problema em “Primavera” é que ocasionalmente o excesso de personagens, narrativas sobrepostas, e a falta de uma imagem literal dos ocorridos pode torna-lo ligeiramente confuso. Por sua vez é um elemento proposital, não só para exigir a plena atenção de seu espectador, bem como para expor a ideia de que a narrativa histórica não é tão clara quanto gostariam que fosse.

Talvez para alguns fãs de história, “Primavera” não seja a melhor opção, dado que evita uma narrativa verossímil da história. Porém para aqueles que se interessam por títulos ricos em detalhes, com tramas complexas, e que retratam a história como ela é – uma sucessão de fatos sobrepostos entrelaçados de maneiras quase nunca claras – é certo que o longa agradará.

por Ícaro Marques – especial para A Toupeira

*Título assistido via streaming, a convite da 02 Play Filmes.

Filed in: Cinema

You might like:

“Senna” ganha vídeo inédito de bastidores sobre recriação de autódromos, carros e caracterização de personagens “Senna” ganha vídeo inédito de bastidores sobre recriação de autódromos, carros e caracterização de personagens
No Dia Mundial do Sanduíche, aprenda como preparar Pão Salgado de Abóbora No Dia Mundial do Sanduíche, aprenda como preparar Pão Salgado de Abóbora
Shoppings centers de São Paulo têm decoração de Natal interativas e são opções de entretenimento para as famílias Shoppings centers de São Paulo têm decoração de Natal interativas e são opções de entretenimento para as famílias
Primeiro dia da Canal 3 Expo 2024 conecta gerações com games retrô e cultura geek Primeiro dia da Canal 3 Expo 2024 conecta gerações com games retrô e cultura geek
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.